
A origem do Bolero provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol. Ravel pensou poder arranjar alguns extratos de Iberia, um conjunto de peças para piano de Isaac Albéniz, mas ele não pôde obter os direitos de fazer como desejava, pois Albéniz havia dado os direitos de arranjo a seu pupilo Ferdinand Enrique Arbos.
Em vez disso, Ravel compôs uma nova obra.
A estréia deu-se em Paris, na Ópera Garnier, em 22nov1928 sob direção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia. Quando você está inspirado por algum propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vinculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso. Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor do que jamais sonhou ser... Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas...
On May 2nd 2011 Copenhagen Phil (Sjællands Symfoniorkester) did a flash mob at Copenhagen Central Station playing Ravel's Bolero conducted by Jesper Nordin.
Um desempenho impressionante do Bolero de Ravel pela orquestra dirigida pelo violinista e maestro holandês Andre Rieu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário