terça-feira, 8 de julho de 2008

Os 10 desmandamentos do HAICAI

1. O haicai não é a revelação de algo concreto, mas abstrato. Através de elementos concretos - as palavras -, ele nos revela algo abstrato, o haimi.

2. O haimi é o grande barato do haicai. É uma percepção ou um sentido que damos a algo e que queremos compartilhar com os outros através da linguagem, que é num primeiro momento expressão e logo a seguir comunicação.

3. O haimi é encontrado através do estado meditativo.

4. Estado meditativo é quando estamos receptivos. Quando a mente está serena e surge uma espécie de observador silencioso. A mente não atrapalha, não se interpõe.

5. O estado meditativo independe do objeto de meditação. Pode ser qualquer coisa: a natureza, a natureza humana, o cotidiano, as idéias e até a linguagem. De qualquer coisa vista do ponto de vista meditativo pode se extrair haimi.

6. Assim, o haicai nasce de algo que é objeto de um ato meditativo. Esse objeto nos é apresentado não para enxergarmos ele mesmo, mas o que o autor viu nele e quer compartilhar com o leitor.

7. Os recursos formais próprios da poesia são válidos na medida em que estão em função de nos revelar o haimi. Assim, não há elementos a priori válidos ou inválidos. Em cada haicai, acharemos o meio formal. Imagens, recursos sonoros, jogo de palavras, enfim.

8. Os recursos formais do gênero, como o terceto, a métrica, a relação entre os versos, permanecem, mas são objeto, ao longo do tempo e da cultura em que o haicai se dá, de crítica e até de transformação. Desse ponto de vista, a métrica em nossa produção de haicai contemporâneo passsou a ser questionada, uma vez que nada soma para se obter o haimi. Por outro lado, um haicai com métrica ou rima, pode ser apenas uma opção de estilo, que nada compromete o barato do haimi. Se tem haimi, os aspectos formais externos (métrica, rima) passam despercebidos e tê-los ou não é uma questão de gosto. Não está aí o haimi. Quando o haimi é maior, não há o perigo deles chamarem a atenção para si e desviar do haimi. Pelo contrário, podem, pela sonoridade, reforçar a percepção do haimi, criando um ambiente estético mais agradável, não tão árido (penso mais na rima do que na métrica).

9. Não há haicai sem recurso formal. O haicai não é a coisa em si do mundo. A coisa em si não tem sentido nenhum. É impossível falar das coisas como elas mesmas falariam se pudessem. Elas não podem. É o nosso olhar sobre elas que produz o haicai. O que a estética do haicai nos ensina é a falar sem complicar. É achar algo sutil a partir das coisas. Assim, haverá sempre um recurso formal: descrever uma situação específica e não outra é um deles, selecionar algo que tem um paradoxo é outro e assim por diante.

10. A transitoriedade de tudo é uma das coisas que se percebe em estado meditativo. O kigô, portanto, só é válido se revelador de haimi.

Alguns haicais:

Alto da serra / Passa sobre a terra arada / A sombra das nuvens. - (Paulo Franchetti)

Aqui, basta a nós vermos uma imagem. O recurso formal é a descrição para percebermos o belo movimento das nuvens passando pelo chão, através da sombra, "arando" a terra. Existe em função do haimi, que é visualizarmos, através das palavras, o movimento. Assim, ficaremos no mesmo estado meditativo que permitiu ao autor enxergar um grande barato nisso tudo.

apaixonada / apaixotudo / apaixoquase - (Alice Ruiz)

Aqui, o estado meditativo permitiu ao autor ser um observador descolado da linguagem. A linguagem foi o objeto de sua meditação. Deste modo, percebeu que dentro da palavra apaixonada havia o nada e criou três outros finais / sentidos que juntos com o original mostram os três estágios da paixão. O recurso formal é o do neologismo, que existe em função de percebermos o haimi, o grande barato de ver a palavra paixão, que passa a ser objeto meditativo tanto quanto as nuvens do haicai acima.

cerveja na beira da praia / mesmo inclinado o copo / espuma - (Ricardo Silvestrin)

Aqui, a espuma que aparece é a do mar. O haimi é a percepção de que é impossível tomar cerveja na beira da praia sem espuma, pois se não houver a espuma do copo, haverá sempre a do mar. O estado meditativo percebeu na relação entre a linguagem e o mundo uma palavra que serve para duas coisas numa situação concreta. O barato é ver que elas se encontraram numa situação de verão e os seus significados no poema se conflituam pois há apenas um significante.

o Hai Kai. Haikai (Haiku ou Haicai) é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas consistem em três versos de cinco, sete e cinco letras.

admirável / aquele que diante do relâmpago / não diz: a vida foge - (Bashô)

Aqui, o objeto de meditação é a linguagem. Uma comparação banal é alvo de crítica do mestre. O haimi é "não seja o bobo da linguagem". Ela pode levar você a dizer muita besteira. A linguagem em estado não-meditativo, é claro.

sinos do centro / o som não vem da igreja / vem de dentro - (João Ângelo Salvadori)

Aqui, o haimi é partir de um som dos sinos que se misturam entre o presente e o passado. O som do presente evoca o passado. Ou o som emerge mesmo do passado para o presente. Ou os sinos estão silenciosos e o som vem de dentro do autor. Bota estado meditativo nisso. O recurso formal é oposição entre o dentro e o fora através das palavras dentro e centro, mas elas se aproximam tanto que centro pode estar siginificando desde o início dentro (sinos de dentro). A rima iguala os dois. Há sons por todo o poema, s, c, vem/vem, dentro/centro. O haimi é o som.

tarde de vento / até as árvores / querem vir pra dentro - (Paulo Leminski)

Aqui, o haimi é a imagem de desepero das árvores agitadas ao vento, que está apenas sugerida no poema. Pode haver também folhas e galhos de árvores voando para dentro de casa, acompanhando o movimento das pessoas. O recurso formal é o comentário que revela uma imagem. A rima não perfeita vento/dentro só deixa o poema mais sonoro, aproxima pelo som o sentido de fora (vento) e dentro e não compete com o haimi. Ao contrário, o reforça. Muitas das afirmações partiram de reflexões de Paulo Franchetti, a quem agradeço por me fazer pensar essas meio-respostas, meio-perguntas.



Nenhum comentário:

Menina linda, tô aqui...

Menina linda, tô aqui...
respira fundo!

AMOR NÃO É SENTIMENTO

Data estelar: Sol e Vênus em trígono com Netuno; Lua que cresce em Libra será Vazia, das 6h16 às 17h54, horário de Brasília.

Enquanto isso, aqui na Terra, se cada ser humano dedicasse alguns minutos todo dia para tirar o amor da prateleira teórica, aplicando-o de forma prática nos relacionamentos, trabalhos e tarefas cotidianas, a evolução se processaria com velocidade vertiginosa, e o tamanho das desgraças e convulsões diminuiria drasticamente.

O que é praticar amor?

Distribuir energia, que é o contrário de tudo que nossa civilização predatória ensina.

Distribuir energia significa você irradiar influência em vez de recebê-la, prestar serviço ao invés de exigir ajuda, oferecer boas vibrações no lugar de se afetar com as péssimas que circulam por aí, acolher as diferenças em substituição a destacá-las.

Amar não é sentimento, amar é pura ação efetiva que tende à integração.

Quiroga
www.astrologiareal.com.br

No you, it´s 4shared

Mestres da Natureza Humana...

Geo mapa do seio de Gaia

Geo mapa do seio de Gaia
peitos - tetas