quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Patrícia Pillar (Doença de Paget)

Quando a mulher que você ama tem câncer no seio

Se sua companheira for diagnosticada como portadora de um câncer de mama, pode ter certeza que você passará a ser uma peça-chave para sua recuperação. Ainda que caiba à mulher as decisões finais em relação ao tratamento, é importante que você escute seus sentimentos e medos, conheça as opções de tratamento e envolva-se nos cuidados necessários. Provavelmente você vai sentir um grande conflito emocional neste momento.

Pode sentir-se impotente e incapaz de ajudar, mas saiba que cada palavra de apoio e carinho será fundamental para que sua mulher sinta-se melhor. Você também pode sentir medo, rejeição, sentimento de negação. Pode sentir que agora terá que adotar mais o papel de "forte" e não pensar em seus próprios sentimentos.

Em qualquer momento que nosso(a) companheiro(a) adoece, o ritmo normal de dar e receber, de dependência e independência se altera. Uma enfermidade séria pode aproximar ainda mais o casal. No entanto, como em qualquer crise, pode também ressaltar as deficiências já existentes na sua relação.

Muitos homens acham difícil atuar como um sistema de apoio para suas companheiras, enquanto ainda precisam lidar com suas próprias emoções. Ao mesmo tempo em que necessita ser forte para a sua mulher, pode também estar se sentindo sozinho ou abandonado.

Você pode estar sentindo medo do que acontecerá se você mesmo adoecer agora, porque todos dependem de você. Pode ter sentimentos de medo e até mesmo de rejeição, que é natural. Geralmente, no entanto, não é a aparência física de sua companheira que lhe afeta de maneira tão forte, mas o significado emocional desta situação.

O medo de perdê-la pode causar o desejo de afastar-se emocionalmente e da intimidade sexual, como parte de um processo. Mas, na verdade, para a maioria dos casais, as mudanças são positivas. Alguns sentem que a experiência do câncer de mama os uniu ainda mais. As mulheres que não apenas sobreviveram ao câncer de mama, mas também mudaram sua vida, de uma maneira positiva, enriquecendo-se, puderam viver essa experiência porquê tinham no companheiro um parceiro e aliado.

Gostaríamos de incentivar você a compartilhar com sua mulher essa experiência, tirando daí também bons frutos. Procure saber mais sobre essa doença, entender quais são os mitos e verdades, conversar com a equipe médica e participar de todas as decisões. Se você e sua companheira tiverem o compromisso de estar juntos durante o diagnóstico, tratamento e recuperação, como parceiros, ela estará muito melhor e vai superar a doença mais rapidamente. E vocês terão a oportunidade de enriquecer e fortalecer seu relacionamento.

Nota de Patrícia Pillar (42 anos) à imprensa:

Eu tive uma forma rara de câncer de mama, que está no exterior da mama, no mamilo ou auréola, surge como um vermelhão que depois se torna uma lesão com bordas crustosas. Eu nunca teria suspeitado que seria um câncer de mama, mas era...

Meu mamilo nunca pareceu diferente para mim, mas o vermelhão incomodou, por isso eu fui ao consultório do meu médico. Às vezes coçava e doía, mas outras vezes não atrapalhava. Era só feio e incômodo, e não desaparecia com todos os cremes prescritos pelo dermatologista, como a dermatite nos olhos que tive antes disso. Aí fui ao consultório para ser examinada. Eles pareciam um pouco preocupados, mas não me avisaram que poderia ser câncer. Agora suspeito que não há muitas mulheres por aí que saibam que uma lesão ou vermelhidão no mamilo ou auréola pode ser câncer de mama. Estes são os sintomas:

O meu começou como uma simples pápula (espinha) na auréola. Um dos maiores problemas com a Doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos. Pensa-se freqüentemente que é uma inflamação ou infecção de pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.

Os sintomas incluem:
a) Um persistente vermelhidão e crostas no seu mamilo levando-a a coçar e provocar queimação (como falei, o meu não coçou ou ardeu, mas tive uma crosta na borda externa de um dos lados).
b) Uma dor no seu mamilo que não diminui (a minha era na área da auréola com uma área grossa e esbranquiçada no centro de meu mamilo).
c) Geralmente só um mamilo é afetado.

Como é diagnosticado:
Seu médico fará exame físico, e pedirá mamografia bilateral imediatamente. Apesar de a vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite inflamação da pele), seu médico deve suspeitar de câncer se a lesão for em apenas uma mama. Seu médico deverá pedir uma biopsia em sua lesão para confirmar o que está acontecendo. Eles tirarão uma amostra do seu tecido mamário naquela área para testar um câncer. Se o câncer for só no mamilo e não na mama, seu médico pode encomendar retirar só o mamilo e o tecido ao redor, ou sugerir radioterapia. Se o meu médico cuidasse do meu rapidamente ao invés de ir tratando como dermatite, talvez pudessem salvar minha mama e a doença não iria para meus nódulos linfáticos.

NOTA:
Esta mensagem deve ser levada à sério e repassada para tantas amigas quanto possível. Pode salvar a vida de alguém. Meu câncer de mama se espalhou e metastatizou para meus ossos, isso depois de receber mega doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e tomar Tomoxipan.

Talvez se eu soubesse dessa doença anteriormente, ela não teria se espalhado. Tentei relatar o meu caso em um programa de TV, mas não houve interesse sobre esse tema.

Nenhum comentário:

Menina linda, tô aqui...

Menina linda, tô aqui...
respira fundo!

AMOR NÃO É SENTIMENTO

Data estelar: Sol e Vênus em trígono com Netuno; Lua que cresce em Libra será Vazia, das 6h16 às 17h54, horário de Brasília.

Enquanto isso, aqui na Terra, se cada ser humano dedicasse alguns minutos todo dia para tirar o amor da prateleira teórica, aplicando-o de forma prática nos relacionamentos, trabalhos e tarefas cotidianas, a evolução se processaria com velocidade vertiginosa, e o tamanho das desgraças e convulsões diminuiria drasticamente.

O que é praticar amor?

Distribuir energia, que é o contrário de tudo que nossa civilização predatória ensina.

Distribuir energia significa você irradiar influência em vez de recebê-la, prestar serviço ao invés de exigir ajuda, oferecer boas vibrações no lugar de se afetar com as péssimas que circulam por aí, acolher as diferenças em substituição a destacá-las.

Amar não é sentimento, amar é pura ação efetiva que tende à integração.

Quiroga
www.astrologiareal.com.br

No you, it´s 4shared

Mestres da Natureza Humana...

Geo mapa do seio de Gaia

Geo mapa do seio de Gaia
peitos - tetas