quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Coluna do Pedro Abelha (Brasília)

Dica para quem quer ficar por dentro das novidades que acontece na publicidade em Brasília. Recebo semanalmente em arquivo PDF/Adobe as noticias com fotos em um lettering muito bem montado pela equipe da agência Front Comunicação.

simone@frontcomunicacao.com.br

As informações abaixo refere-se a edição de 07 de maio de 2007, Quem quiser se cadastrar para receber é só enviar email para pedroabelha@terra.com.br. A foto é da minha colega Alessandra Borges, que mando um grande beijo e saudades. Simone, você também está no meu coração. Abraços a toda turma da Front. Pedro, está mais do que na hora de mudar o modelo, faça seu blog meu amigo.

MUDANÇA DE FREQUÊNCIA
No ar desde 2002, a rádio JK FM mudou de freqüência, saiu dos antigos 107,9 MHz para novos 102,7 MHz. A alteração traz mais potência, maior alcance e cobertura para todos os ouvintes do Distrito Federal. “Estamos investindo em qualidade”, explica o diretor do Sistema de Rádios da Paulo Octavio, Toninho Pop. Dessa forma, a JK consolida sua colocação entre as mais ouvidas da cidade. Além da programação diversificada, Toninho Pop explica que as promoções têm recebido especial atenção na estratégia da rádio. Essa linha de investir em promoções junto ao público também é seguida pela Rádio Mix FM 88,3 MHz, outra emissora do Sistema de Rádios Paulo Octavio. Já nas rádios AM do sistema, a busca tem sido investir em programas locais e de prestação de serviços. Na última semana de abril, entrou no ar a Rádio Bandeirantes AM, 1410 MHz.

NOITE DO PUBLICITÁRIO
Na próxima terça-feira, o padrinho da Noite do Publicitário será o be.too, estúdio de ilustração e design do Beto Figueira. Para as duas semanas seguintes as madrinhas serão a Sete Graal Nossa Agência Comunicação no dia 15 e a Vibe Marketing Promocional e Eventos no dia 22.

LICITAÇÃO DOS CORREIOS
A Comissão de Licitação dos Correios publicou no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 3 de maio, o resultado da habilitação por documentos. Todas as 29 agências participantes foram habilitadas. A estatal contratará uma empresa diferente para cada uma de três contas que somam R$ 90 milhões. Como as agências concorrem por mais de uma conta, 64 propostas foram apresentadas ao todo. Confira as concorrentes, e quantas propostas cada uma apresentou: Escala (1), McCann Erickson (3), PPR (2), Contemporânea (3), LewLara (3), Casablanca (2), Publicis (3), Giovanni + DraftFCB (3), MPM (3), Eugênio (3), Artplan (2), Link Bagg (2), Mr. Brain (3), Y&R (3), Giacometti (2), Lowe (3), Contexto (2), Nova (1), RC (1), Propeg (3), DCS NET (1), Competence (1), 141 World Wide (2), De Brito (2), Tom Comunicação (2), Agnelo Pacheco (3), Ágil (1), Ogilvy (1) e DPZ (3). Na próxima sexta-feira, dia 11, serão abertos os envelopes de propostas técnicas.

EMPLAVI 25 ANOS
A comemoração de 25 anos da Emplavi marca a identidade que a empresa tem com Brasília e a sua credibilidade junto a seus clientes. Com isso, o Departamento de Marketing da construtora, em parceria com a agência de publicidade Staff de Comunicação, criou uma ampla campanha institucional, que busca, justamente, evidenciar o tempo de mercado, o comprometimento e o investimento da empresa no Distrito Federal. Serão realizadas peças para emissoras de TV, outdoors e frontlights. A construtora investirá cerca de R$ 400 mil. “Queremos traduzir, com esta campanha, o nosso orgulho de ser brasiliense e, de certa forma, de termos contribuído para que a cidade seja considerada, hoje, nacionalmente, referência em qualidade de vida”, reforça Daniela Santos, gerente de Marketing da Emplavi.

DIA DAS MÃES PÁTIO BRASIL
O Pátio Brasil Shopping, um dos maiores da região centro-oeste do país, veicula a partir do final de semana uma campanha em homenagem ao Dia das Mães. A ação, a primeira criada pela Agnelo Pacheco para o cliente, marca o início das comemorações pelos dez anos do empreendimento e conta com filme de televisão, spot de rádio, anúncio de jornal e peças de sinalização interna, que estréiam o novo conceito: “Pátio Brasil. Dez anos emocionantes”. A criação é de Jarbas Pereira, Renata Perim e Ronald Andrade, com direção de criação de Gui Pacheco e Paulo Bertoni. O objetivo da campanha é resgatar o prazer das compras e destacar as opções de entretenimento que o shopping oferece, como a ampla agenda cultural. Com uma linha emocional e fotografia elegante, o filme de 30 segundos, dirigido por Juarez Precioso, da Cara de Cão, traz o depoimento de uma mãe que fala do amor e carinho no relacionamento com seus filhos. “O Pátio Brasil está fazendo 10 anos e quer comemorar toda a emoção do Dia das Mães com você”, enfatiza a locução.

MARKETING PROMOCIONAL
A Amcham Brasília promove no dia 9, quarta-feira, no SHS, Ed. Brasil XXI Business Center Park, Sala 2001, palestra com o empresário Oswaldo Ramos sobre “Como decidir o melhor preço - um enfoque de Marketing”. O evento terá duração de duas horas e abordará a precificação e a melhor forma de vender um produto, e os caminhos que o levam ao verdadeiro mix marketing. Mais informações sobre o evento pelo site www.amcham.com.br, ou pelo telefone (61) 2103-8671.

DIA DAS MÃES
Para comemorar o Dia das Mães e homenagear mulheres tão notáveis, o Conjunto Nacional preparou um presente que é a cara da cidade. O shopping desenvolveu a ação Desejo de Mãe, que vai presentear com colares inspirados na obra do artista plástico Athos Bulcão, criados especialmente pela designer de jóias Lídice Caldas. As peças ficaram famosas como “pingentes da sorte” e são inspiradas no painel de azulejos “Natividade”. “Vamos fazer essa homenagem para as mães de Brasília para que elas tenham contato mais próximo com a obra de Athos, que enche nossos olhos de luz, cor e movimento”, afirma João Marcos Mesquita, gerente de Marketing do Conjunto Nacional. A promoção acontece até o dia 15 e vai presentear clientes que apresentarem comprovantes de compras feitas com o cartão Mastercard com valor igual ou superior a R$ 250. O Conjunto Nacional investiu R$300 mil com essa ação e espera um acréscimo de 10% nas vendas e aumento de 15% no tráfego em relação ao mesmo período do ano passado.

PRÊMIO TUBAL SIQUEIRA
No último final de semana esteve reunido na Pousada do Rio Quente, em Goiás, o júri do Prêmio Tubal Siqueira de Filmes Publicitários. Formado por Tony Valente - Presidente da APP
Ribeirão Preto; Célio Cardoso - Vice Presidente da APP Uberlândia; João Dude – Vice-presidente do Clube de Criação da Bahia; Rodrigo Zuccolotto - Gerente Regional da Central Globo de Afiliadas e este colunista, o júri escolheu os sete finalistas das categorias Mercado, Varejo e Campanha do prêmio. A entrega dos troféus acontecerá em uma grande festa, no próximo dia 23, em Uberlândia.

TV BRASÍLIA 25 ANOS
Como parte da comemoração dos seus 25 anos, a TV Brasília, emissora inaugurada junto com a cidade, realiza uma grande festa hoje, no O'Rilley Pub à partir das 20:00 horas. A festa serve também, para comemorar o sucesso do programa POP Clip.

CONFUSÃO DE TÍTULOS
Apesar da confusão de jornais com o sobrenome “do Comércio”, algo que causa muitos transtornos para as agências e os próprios veículos, não é tão difícil diferenciar o Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo, de títulos como DCI, Jornal do Comércio do Rio de Janeiro ou Diário do Comércio de Belo Horizonte. Com uma diagramação e um conteúdo editorial inovadores, o DC é um jornal que, apesar do foco na economia traz, semanalmente, cadernos temáticos de Esportes, Automóveis, Turismo, TI e Cultura, levando ao seu leitor informações completas. É por isso que 26% da sua base de assinantes, segundo pesquisa IPSOS “Perfil do Leitor do DC” lê apenas o Diário do Comércio. O DC acaba de ingressar também no IVC, com uma tiragem de 21.000 exemplares /dia, dando mais uma prova de que quer conquistar mais qualidade e credibilidade junto ao mercado publicitário. Para Moises Rabinovici, diretor do DC a chancela do IVC é fundamental para a consolidação do jornal como um veículo importante no mercado publicitário. Em Brasília, o DC é representado por Cláudia Oliveira que, entre outros veículos trabalhou em grandes jornais como Gazeta Mercantil e Valor Econômico. A Gerencia Comercial em São Paulo é ocupada por Arthur Gebara Junior

CAMPANHA MASSEY FERGUSON
Traduzir a Massey Ferguson como a marca do tamanho do Brasil é o objetivo da Dez Propaganda com a nova campanha para a líder nacional no mercado de tratores. O conceito Uma marca do tamanho do Brasil está apoiado nos atributos da marca que tem a maior rede de concessionários, cobrindo todo Brasil; uma completa linha de máquinas agrícolas; está no mercado há 46 anos e tem o mesmo tempo de liderança no segmento de tratores.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Fundada pela Xplor International em 1994, a Electronic Document Systems Foundation - EDSF acaba de conferir à escola de capacitação em tecnologia de impressão gráfica digital da Xerox com o Senai-SP, seu principal reconhecimento internacional, o EDSF Excellence in Education Awards. O prêmio foi conferido ao Digital Print Educational Center – DPEC esta semana como um reconhecimento mundial à qualidade e aos resultados já obtidos pelo centro na iniciativa que é considerada a maior e mais completa do gênero para formação profissional em artes gráficas e impressão digital de toda a América Latina. Resultado de uma parceria entre a Xerox e a Escola SENAI Theobaldo de Nigris, o DPEC já capacitou mais de 5 mil profissionais, não apenas do Brasil mas de toda a América Latina. O DPEC inclui investimentos de mais de US$ 1,5 milhões para reunir as principais plataformas de produção gráfica digital colorida e monocromática existentes no mercado.

ESCALA GANHA FIAP 2007
A Escala conquistou o Grand Prix no Festival Iberoamericano de la Publicidad com a peça Mosquitos in Love, que foi premiada na categoria Internet. O Fiap 2007 aconteceu em Buenos Aires, de 23 a 27 de abril. O filme Mosquitos in Love foi criado para a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul com o objetivo de divulgar a campanha estadual contra a Dengue. Foi a primeira vez que um órgão do governo fez uma ação viral com veiculação exclusiva na internet. A criação foi da dupla Diego Wortmann e Vinicius Malinoski, com produção da Zeppelin. A ação inédita da Escala, que utilizou o You Tube para divulgar campanha, ganhou as páginas dos mais importantes jornais do país e do mundo, além de transformar-se em assunto do dia entre colunistas dos meios impressos e comentaristas de rádio e tv. Desde o dia 22 de dezembro de 2006, quando entrou no ar, o comercial atingiu marcas surpreendentes de acessos. O vídeo foi o 6º mais assistido no mundo inteiro pelo You Tube com mais de 1 milhão de acessos.

ALMAP PREMIADA EM NOVA YORK
Dentre os melhores trabalhos do mundo em mídias alternativas e interativas eleitos pelo júri do NY Festivals, três foram produzidos pela AlmapBBDO. O prêmio, intitulado “Interactive & Alternative Media Advertising Awards”, contou com trabalhos de 45 países. Receberam troféu de ouro o banner “Relógio”, para GreenPeace, e a peça “Robôs” para Audi. Já o Pop-up “Fractal,” feito para Volkswagen, levou bronze. Além das medalhas recebidas, outros dois trabalhos se destacaram no evento e receberam certificado de finalista - “Ponteiros”, para Gol Linhas Aéreas, e “Audi Robots” para Audi. O New York Festivals é um dos maiores festivais do mundo e tem várias premiações. Neste ano, o festival está na sua 50ª edição, mas a premiação do último dia 27, na qual a AlmapBBDO está entre os ganhadores, só foi criada em 1992. O “Interactive & Alternative Media Advertising Awards” foi o primeiro a fazer uma competição para mostrar o valor e a importância do marketing para as mídias interativas que ainda estavam surgindo. A festa de premiação aconteceu no Daryl Roth Theatre, em Nova York.

COMPETENCE LEVA DOIS PRÊMIOS
A Competence conquistou duas estatuetas no Prêmio Abril de Publicidade 2007, Criação em Revista Regional Sul. A agência figurou entre os 10 cases finalistas com duas campanhas criadas para o cliente Diadora, que vem apostando estrategicamente na linha Mondo. Os calçados são urbanos e cosmopolitas, desenvolvidos a partir da experiência esportiva da italiana Diadora. No total, 62 campanhas foram inscritas. Resultado do trabalho de 25 agências do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, evidenciando crescimento de 77% em comparação ao ano passado. A veiculação dos 126 anúncios ocorreu em uma ou mais revistas da Editora Abril durante 2006.

CAMPANHA MUNDIAL DA T. G. I. FRIDAY’S
A partir do mês de maio, os restaurantes T.G.I. Friday’s® de todo o mundo lançam simultaneamente o American Road Trip Menu, campanha internacional da Rede, comandada pela matriz norte-americana. O American Road Trip Menu é um novo cardápio com pratos inpirados em regiões dos Estados Unidos, com edição limitada, até o final do mês de julho. A campanha é resultado de uma pesquisa de conceito realizada pela matriz norte-americana com os consumidores dos quatro principais mercados da Rede: Brasil, Inglaterra, Taiwan e Espanha, que foi elaborada para
identificar entre os clientes quais pratos gostariam que fossem incluídos no cardápio das lojas. Conhecer mais a fundo os pontos da culinária americana, suas características e estilos foram as solicitações que deram origem à American Road Trip. Os sabores e temperos de algumas das mais tradicionais regiões americanas, referências em gastronomia, foram selecionados para compor o novo cardápio, que ficará em cartaz por apenas três meses. O menu tem cinco pratos, uma sobremesa e um drink. Os itens do American Road Trip Menu receberam os nomes das cidades de origem: Santa Mônica, Santa Fé, Midwest, Wisconsin, Kansas, Beverly Hills, Miami e Filadélfia. "Desde a comida mais caseira e popular do Midwest Americano até o mais inovador e inventivo dos pratos das grandes metrópoles, a Rede T.G.I. Friday’s® percorreu todo o país para levar aos nossos clientes uma pequena amostra dos melhores pratos e temperos norte-americanos," afirma Antonio Neves, diretor de operações da Rede T.G.I. Friday’s® do Brasil.

FESTIVAL DE GRAMADO
O 16° Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, no Serra Park, em Gramado, confirmou a participação de Nizan Guanaes, presidente da agência África. Ele apresentará o painel “A criatividade à frente das novas tecnologias”, tema que é destaque do evento. A agência África foi fundada em dezembro de 2002, mas já é uma das maiores agências do Brasil, com as contas de anunciantes como a Brahma, Grendene, Vivo, Nívea e Itaú. O Festival Mundial trará debates, conferências, seminários e workshops. Haverá a premiação com o troféu Galo de Gramado, disputada por peças e campanhas publicitárias em TV, rádio, jornal, revista, mídia exterior e Internet.

ESTUDANTES EM CANNES
O jornal O Estado de S. Paulo, representante no Brasil do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promovem concurso para selecionar universitário para participar dos sete dias de Cannes Lions. Para participar, o estudante deve explicar por que deve ser escolhido. Vence quem apresentar a justificativa de forma mais criativa. O prêmio é a participação no Festival, todas as despesas de inscrição, passagens, hospedagem e alimentação pagas. O selecionado integrará a Roger Hatchuel Academy de Cannes, formada por 50 estudantes de 30 países. Durante os sete dias, os alunos irão à abertura, seminários, exibições dos melhores comerciais e mostra dos trabalhos. A organização do festival oferecerá coquetel de boas-vindas e despedida. Envie a justificativa para o e-mail clelia.salgado@grupoestado.com.br, com dados completos de identificação e instituição de ensino.

ABAP REELEGE PASTORE
Dalton Pastore foi reeleito na última quarta-feira para a presidência da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP). Em seu terceiro mandato consecutivo, o executivo terá como vice-presidentes os publicitários Luiz Lara, da agência LewLara (SP); Armando Strozemberg, da Contemporânea (RJ); e Iran de Souza, da Exclam Propaganda (PR). Eles assumem no lugar de Daniel Barbará, Valdir Siqueira e Paulo Cabral Jr. Pastore não atuava em agências de publicidade desde a venda da Carillo Pastore para a Euro, negócio que deu origem à Carillo Pastore Euro RSCG. Após a compra de suas ações na agência pelo grupo Havas, ele assumiu um posto no conselho da Euro RSCG Brasil, o que permitiu sua reeleição para a presidência da ABAP. O mandato tem duração de dois anos.

ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a LBVA comunicação e a Maxpress, realizará amanhã, dia 8, o 1º Forum sobre Ética na Comunicação, para discutir o tema com acadêmicos, executivos e entidades na área de comunicação. Serão ao todo seis palestras sobre ética na comunicação realizadas no Hotel Crowne Plaza em São Paulo. As inscrições são gratuitas pelo telefone da Aberj: (11) 3662-3990

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AMOR NÃO É SENTIMENTO

Data estelar: Sol e Vênus em trígono com Netuno; Lua que cresce em Libra será Vazia, das 6h16 às 17h54, horário de Brasília.

Enquanto isso, aqui na Terra, se cada ser humano dedicasse alguns minutos todo dia para tirar o amor da prateleira teórica, aplicando-o de forma prática nos relacionamentos, trabalhos e tarefas cotidianas, a evolução se processaria com velocidade vertiginosa, e o tamanho das desgraças e convulsões diminuiria drasticamente.

O que é praticar amor?

Distribuir energia, que é o contrário de tudo que nossa civilização predatória ensina.

Distribuir energia significa você irradiar influência em vez de recebê-la, prestar serviço ao invés de exigir ajuda, oferecer boas vibrações no lugar de se afetar com as péssimas que circulam por aí, acolher as diferenças em substituição a destacá-las.

Amar não é sentimento, amar é pura ação efetiva que tende à integração.

Quiroga
www.astrologiareal.com.br

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