segunda-feira, 10 de novembro de 2008

É melhor o imperfeito feito que o perfeito não feito - Aldo Novak

Se os únicos aviões que pudessem voar fossem aqueles capazes de fazer um vôo perfeito, nenhum veículo aéreo jamais sairia do solo. Todo avião sai da rota e tem que ser corrigido, o tempo todo. O vôo perfeito não existe nem nos melhores simuladores. Se os únicos bebês que pudessem nascer fossem aqueles geneticamente perfeitos, morreríamos todos em poucos segundos.

A civilização humana seria varrida da Terra; somos altamente adaptáveis, mas não perfeitos. Se apenas os computadores perfeitos pudessem ser vendidos, ainda estaríamos usando ábacos ou pedrinhas na areia, para fazer contas. E você não estaria lendo esse meu texto, em seu computador imperfeito.

A perfeição, portanto, é um conceito abstrato totalmente inatingível por qualquer criatura viva. Qualquer pessoa que tenha absoluta certeza de ter feito algo perfeito, provavelmente tem uma capacidade de avaliação crítica muito imperfeita, pois acredita que o que realizou não pode ser melhorado por outros. Tudo o que nós fazemos pode ser melhorado. Sempre. Pessoas que querem fazer só aquilo que for perfeito, não fazem coisa alguma. Claro que devemos tentar atingir a perfeição, desde que tenhamos na mente que ela é inatingível.

É como a frase que diz: "aponte para as estrelas... e você poderá atingir a lua". Temos que mirar alto, mas aceitar que a mira é menos importante do que o alvo real. E o alvo real tem que ser terminar o que você começou. O alvo real é produzir o que você se propôs a produzir. O alvo real é realizar a idéia, o conceito, o projeto.

Milhões de pessoas perdem tempo inestimável de vida, "dourando o ouro e polindo a prata", isto é, pensando tanto em como seu projeto, proposta, idéia, invenção, casamento, filhos, pais, países, escolas, amigos, livros, casas... tem que ser perfeitos que, no final, o projeto não sai perfeito, nem imperfeito. Simplesmente, não sai.

É melhor o imperfeito feito que o perfeito não feito. Sempre. Porque quando você faz algo imperfeito, você já sabe qual ponto deve ser corrigido e melhorado, da próxima vez.

Assim, você vai indo em direção à perfeição usando a técnica das aproximações sucessivas. O velho sistema de erro-e-acerto. Mas, você só pode melhorar aquilo que já existe. Por isso, primeiro faça a coisa existir, depois você fica livre para pegar aquilo que já existe, e melhorar. Não caia no conto da perfeição.

Apenas faça agora aquilo que tem que ser feito. Mesmo que o resultado seja imperfeito. Porque, como eu sempre digo, é melhor o imperfeito feito que o perfeito não feito.

Na entrevista feita com Aldo Novak, Marcia Peltier trata de todos os assuntos envolvendo o coach, conferencista e porta-voz oficial de O Segredo (The Secret) e O Efeito Sombra, no Brasil.

Nesta primeira parte da entrevista, Marcia trata dos paradigmas que usamos para entender a realidade - enquanto Aldo afirma que "a realidade não existe - o que existe são diferentes percepções da realidade". O tema do "destino" também é tratado. Marcia Peltier começa o programa falando um pouco sobre o histórico de Aldo Novak, (pronuncia-se Nôvak) que nasceu na cidade de São Roque, SP, mas viveu desde criança na cidade de Guarulhos, SP. Coach (treinador pessoal) e jornalista, Aldo trabalhou em revistas, rádios, jornais, emissoras de televisão e sites noticiosos como repórter, apresentador e editor geral. Marcia explica que Aldo é um dos primeiros coaches do Brasil, quando esta profissão nem mesmo era conhecida. Suas palestras já foram assistidas por mais de 100 mil pessoas (na verdade, quase 150 mil quando a entrevista foi feita) no Brasil, Estados Unidos, Peru e outros países da América Latina.

Autor de dois livros, O Segredo para realizar seus sonhos (Ediouro 2008) e A Vida não tem Segredo (Dreamland 2009), Aldo Novak é também apresentador e roteirista do filme Você Atrai o que Transmite além de autor e apresentador de 12 vídeos de treinamento corporativo da coleção comportamental Pessoa Melhor, Empresa Melhor (Linkquality 2007-8), com especial foco em Recursos Humanos. Recentemente lançou o audiolivro de A Vida Não Tem Segredo. É, também, "embaixador", em nosso país, do vídeo da palestra de Stephen R. Covey, O Oitavo Hábito. Suas conferências orbitam temas como relacionamento comercial, coaching, comunicação negocial, sedução sensorial, "marca pessoal" (personal branding), "lei da atração" (cognitiva), mudança comportamental, beleza emocional, vendas, networking e ferramentas de gestão do conhecimento, como Mapas Mentais (Mind Mapping), Gestão do Tempo e Priorização de Tarefas e Criatividade. Foi um dos primeiros a tratar de conceitos de cartografia mental no Brasil e a popularizar os princípios de Mapas Mentais.

Suas palestras são estruturadas e repletas de encorajamento para a reflexão e ação, sempre com focos claros e bem definidos. Eleito, em 2008, como membro da Academia Guarulhense de Letras.
Para entrevistas:imprensa@aldonovak.com.br
Para palestras: contratar@aldonovak.com.br
Para coaching pessoal e empresarial: meucoach@aldonovak.com.br
Para viagens a Nazca: querosabermais@nazcamisteriosa.com.br
Telefone da Academia Novak, em São Paulo: (11) 5087-8835

Nesta segunda parte da entrevista, Marcia aprofunda o tema das "sombras", conforme descritas por Jung, assim como os autores de O Efeito Sombra, Deepak Chopra, Marianne Williamson e Debbie Ford. Interessada em saber se "todas as pessoas têm sombras" e como identificá-las, Marcia extrai ainda mais detalhes sobre o conceito e sobre os desafios apresentados pelas "sombras".

Aldo explica quando as sombras são criadas e como Jung chegou ao ponto de concluir esta metáfora da psique, depois de ter rompido com Freud, além de explicar as diferenças entre as explicações de Jung e dos autores de O Efeito Sombra. Explicando que o livro é dividido em "três livros" - na verdade três grandes capítulos - ele define cada um dos capítulos com detalhes, indo do foco de Deepak, passando pela análise psicanalítica de Debbie e alcançando a estrutura positiva de Marianne, inclusive com as dicas principais de cada um.

Nesta terceira parte da entrevista, Marcia Peltier começa tratando diretamente do livro e filme O Segredo - The Secret, dizendo que "para muitas pessoas 'O Segredo' ficou muito esotérico", enquanto Aldo explica como o documentário começou e o que realmente aconteceu quando se transformou em livro. Curiosamente, Aldo explica o funcionamento da "lei da atração", diferentemente do que apregoam alguns - que não é pedir, acreditar e receber, mas sim pensar, sentir e agir. A falta de consciência é o maior obstáculo para a aplicação da Lei da Atração - Aldo explica qual a relação que existe entre O Segredo e O Efeito Sombra.

Nesta quarta parte da entrevista, Marcia Peltier cobre os livros escritos por Aldo Novak, com especial atenção ao livro "A Vida Não Tem Segredo", escrito com o cineasta Marcelo Ferrão, diretor do filme "Você Atrai o que Transmite". Aqui Aldo Novak explica o conceito de que somos a média das cinco pessoas com as quais temos mais contato, um conceito popularizado por Jim Rhon, inclusive mostrando que a tendência é que amigos divorciados incentivem, mesmo sem querer, amigos casados a se separarem. Ele explica que você deve "compensar" seus relacionamentos com pessoas positivas descrevendo melhor o conceito de "liderança" e "timidez". Uma curiosidade é a explicação dele para "autoestima", dizendo que "autoestima não existe" e dando estratégias para uso no trabalho e na vida pessoal.

Quinta - e última parte - da entrevista, Marcia Peltier, o tema é coaching. Aldo explica, de maneira didática, o conceito de coaching, falando um pouco da história do coaching e do fato dos coaches não darem importância demasiada ao passado do cliente, e sim do seu presente e futuro, para que não aconteça das pessoas carregarem o peso da carga do passado, as preocupações com o futuro e, ainda, o peso real do presente. Aldo também explica que algumas pessoas usam doenças ou problemas que tenham como desculpas "para não fazer o que não fariam de qualquer modo". Ele também revela que uma sombra que tem é o fato de "empurrar com a barriga" algumas coisas importantes a fazer e que deixa para que "Raquel e Quintino" o pressionem, para que faça o que deve ser feito. Márcia toca no ponto em que a sombra seja um tipo de aprendizado e Aldo fala dos lutadores de boxe que lutavam "contra a própria sombra" para treinamento (hoje usam espelhos).

Nenhum comentário:

Menina linda, tô aqui...

Menina linda, tô aqui...
respira fundo!

AMOR NÃO É SENTIMENTO

Data estelar: Sol e Vênus em trígono com Netuno; Lua que cresce em Libra será Vazia, das 6h16 às 17h54, horário de Brasília.

Enquanto isso, aqui na Terra, se cada ser humano dedicasse alguns minutos todo dia para tirar o amor da prateleira teórica, aplicando-o de forma prática nos relacionamentos, trabalhos e tarefas cotidianas, a evolução se processaria com velocidade vertiginosa, e o tamanho das desgraças e convulsões diminuiria drasticamente.

O que é praticar amor?

Distribuir energia, que é o contrário de tudo que nossa civilização predatória ensina.

Distribuir energia significa você irradiar influência em vez de recebê-la, prestar serviço ao invés de exigir ajuda, oferecer boas vibrações no lugar de se afetar com as péssimas que circulam por aí, acolher as diferenças em substituição a destacá-las.

Amar não é sentimento, amar é pura ação efetiva que tende à integração.

Quiroga
www.astrologiareal.com.br

No you, it´s 4shared

Mestres da Natureza Humana...

Geo mapa do seio de Gaia

Geo mapa do seio de Gaia
peitos - tetas