quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Acabe Com a Obesidade - Chá de Amora MIURA (Satchita)

Introdução - O corpo humano é uma máquina maravilhosa. As células, os tecidos, os órgãos, os sistemas, tudo trabalha de forma integrada, em perfeita harmonia. É uma construção incrível, que funciona de modo automático, sem que precisemos pensar para que nossos olhos pisquem ou que nosso coração pulse. Quando todos os órgãos cumprem sua função corretamente, dizemos: "estamos com saúde". Entretanto, até um bebê, nas suas primeiras semanas de vida, pode sentir algo desagradável: a doença. Todas as manifestações do corpo, inclusive as doenças, são mensagens que o nosso organismo envia do que está se passando em nossa alma. Sabendo "ler" estas mensagens, temos poderosas ferramentas para o autoconhecimento e, conseqüentemente, para a cura das doenças.

Antes mesmo de um indivíduo verbalizar seus pensamentos ou sentimentos, o corpo, através do sistema nervoso, transmite impulsos que geram movimentos musculares imperceptíveis. Esta comunicação não-verbal conta sobre o que se passa dentro do indivíduo. Portanto, através do conhecimento desta comunicação não-verbal de si mesmo e das outras pessoas, é possível entender os porquês de problemas pessoais ou de saúde. O corpo físico é como um anteparo onde se projetam as emoções. Emoções negativas somatizam-se em forma de doenças, a curto ou longo prazo. O inconsciente relaciona universalmente a função de um órgão a uma emoção equivalente. Por isso, devemos solucionar as questões problemáticas o mais rápido possível, impedindo o inconsciente de se comunicar através da doença para nos alertar sobre nossa conduta. Essa é a Linguagem do Corpo, ciência milenar que resgatei durante anos de estudo, debruçando-me sobre medicina chinesa, egípcia, encontrando ecos modernos na psicossomática, na psicanálise, na neurolingüística e na medicina holística em geral. Hoje em dia, os médicos estão percebendo cada vez mais que é preciso tratar o paciente como um todo, tanto nos seus aspectos físicos quanto nos psicológicos e espirituais, para se obter a cura. E constatam, na grande maioria dos casos, a eficiência dessa abordagem. Mas, para isso, é preciso estudar muito, conhecer profundamente o ser humano.

Amora Miura possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
· Obesos devem tomar o chá (12g ao dia) auxiliado por regime alimentar o resultado é imediato e incrivelmente melhor;
· Para as crianças fortalecerem a memória, ferro e cálcio natural (misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores)
· O sol intenso da Região Nordeste concentra mais nutrientes benéficos;
· O CHÁ DE AMORA MIURA, não é um remédio e sim um alimento, use este chá como água e os resultados irão aparecer em alguns dias.
· O tratamento completo recomendado é por um período de 90 dias.

Estou propondo, caro leitor, uma forma que vai resolver definitivamente seu problema da obesidade e qualquer outro problema de saúde e de estética que você tiver, bastando se dar a oportunidade de percorrer este caminho. Todo aquele que busca, encontra uma resposta, mas nem sempre aceita ou compreende a resposta que recebe. Muitos anos se passaram, até eu compreender isso. Os conselhos que eu dava para as pessoas nem eu mesma seguia. Acreditava que estava colocando em prática o que tanto pregava, mas me indignava ao ver meu corpo se transformando em obeso ou, em muitas épocas, repleto de gorduras localizadas, flacidez e celulite. Isso me fazia refletir que eu ainda não havia compreendido o que seria praticar mudanças internas, ou seja, mudanças que se refletem no comportamento e na erradicação de vícios de pensamentos, causadores de certas emoções nocivas ao organismo, provocando doenças e problemas estéticos. Depois de muitos estudos, de ministrar cursos e palestras, e de milhares de atendimentos, comecei a colocar em prática o auto-amor e o auto-respeito. Assim, finalmente, meu corpo sorriu, emagreceu e dispensou gorduras e celulites de minha silhueta. Quero mostrar com isso que a Linguagem do Corpo nos fornece um guia completo de nossa personalidade, caráter, sofrimentos secretos ou mesmo alegrias do coração. O corpo nos revela, em cada pedacinho, o todo de nossa essência e cabe a nós reaprendermos a entendê-lo, para assim mudarmos aquilo que guardávamos inconscientemente contra nossa própria vida. Quando nos agarramos à crença da hereditariedade, todas as portas se fecham e nada pode ajudar ninguém. As pessoas se tornam escravas do tempo e da genética, e descartam soluções alternativas. Saiba que a ciência médica avançou destemidamente, e muitos livros já foram escritos por médicos, que comprovam que o corpo fala, ouve e pode ser transformado com a ajuda de nossa consciência. O médico americano, dr. Paul Pearsall, diz em sua obra Memória das Células que o ser humano deve ouvir mais o coração e saber usar a força misteriosa que existe nele, capaz de mover máquinas e transformar ambientes com apenas a energia desse órgão. Outro médico renomado, inglês, dr. Douglas Baker, escreveu Anatomia Esotérica em que define muito bem a ligação do corpo físico com a mente, mostrando fisiologicamente o que uma concentração mental é capaz de produzir em nosso corpo.

Desejo, portanto, com esta pequena obra, facilitar a sua compreensão da Linguagem do Corpo3 e fazer com que você consiga se desprender de crenças errôneas e valores prejudiciais. Com isso, você conseguirá se desapegar de certas pessoas e situações que o fazem engordar. Caro leitor, caso queira saber mais sobre o assunto, você encontrará muitas informações importantes sobre os significados psicológicos dos problemas estéticos, obesidade, etc. no meu livro Linguagem do Corpo 2. E o CD de relaxamento e indução psíquica que acompanha esta obra também o ajudará em sua transformação interna, abrindo as portas do seu ser e quebrando os bloqueios e resistências inconscientes, que o impedem de emagrecer.

Boa Sorte, querido leitor. E fique com Deus!
Pearsall, Paul. Memória das Células, Editora Mercuryo, São Paulo, 1999.
Baker, Douglas. Anatomia Esotérica, Editora Mercuryo, São Paulo. 1993.
Cairo, Cristina. Linguagem do Corpo, Editora Mercuryo, São Paulo, 1999

A obesidade - O que é a obesidade? A obesidade é uma doença? É o reflexo de um desvio de comportamento? Ou é apenas uma questão de estética, cujos padrões variam de acordo com locais, moda ou épocas? Obesidade é um assunto polêmico, tanto em suas causas quanto em soluções. Dentre os profissionais de saúde, alguns colocam a causa em problemas orgânicos, como disfunção da tireóide ou problemas hormonais e de metabolismo, outros, em problemas emocionais. Para se emagrecer, vários são os métodos difundidos. Dietas, grupos de acompanhamento, cirurgias para diminuição do estômago, cirurgias plásticas, lipoaspirações, spas, remédios para cortar o apetite, para aprisionar a gordura do alimento, para diminuir a ansiedade, para aumentar a saciedade, medicações naturais, novas teorias vindas de outros países, academias de ginástica, programas de exercícios físicos e etc. Freqüentemente, aparecem soluções contraditórias, novas descobertas de dietas, umas baseadas em gorduras, outras em proteínas, abolindo os carboidratos, outras ainda defendendo uma determinada combinação de alimentos. E o obeso fica sem saber direito o que fazer. A maioria dos bebês nasce com um peso que é considerado normal, e que varia entre 2,5 e 4,5 quilos. Poucos são os bebês muito gordos, fruto de mães diabéticas ou com útero muito grande e também poucos são os bebês de baixo peso. Estes, provavelmente são prematuros ou então filhos de não fumantes ou viciadas em drogas ou com outra disfunção.) fato é que ninguém nasce obeso. Por que, então, alguém torna-se obeso?
Há pessoas que se tornam obesas na infância e assim sosseguem por toda a vida. Há outras que engordam na adolescência. Há outros que, depois de um fato marcante, aumentam desenfreadamente de peso. E outros engordam na fase adulta. O gordo enfrenta inúmeros dissabores: insatisfação com s roupas, com sua imagem no espelho, problemas sociais, dificuldades no relacionamento afetivo, dificuldade de manter a dieta que se propôs e depois agüentar o sentimento de culpa.
Seu dia é pautado por desejos, frustrações, ansiedade e culpa. Pensa em comida, ou na falta dela, o tempo todo. É sempre apontado como diferente. Aqueles alimentos deliciosos, que os magros por vezes rejeitam, são proibidos. E há os apelidos. Ele é simpático, mas, que pena, é tão gordinho! Dó e pena são sentimentos que ele desperta freqüentemente. E ele, então, já cansado de tantas frustrações, promessas, tentativas e fracassos, desanima. Alguns desistem neste ponto, conformando-se com sua silhueta roliça e pouco atraente.
Perdendo a fé
O obeso, que já experimentou de tudo, de repente dá de cara com ele mesmo. E ainda gordo. E acontece algo tristemente comum: ele passa a perder a fé nele próprio, nas soluções e nos médicos. Por que esta injustiça comigo? Por que não posso ser magro?
O obeso acaba entrando em uma angústia profunda, e em um desânimo sem igual. A depressão vem em seguida. Sua ansiedade aumenta com essa carga interna de pressão e cobrança. Há a pressão externa também. A sociedade cobra um padrão de comportamento e imagem condizentes com a média da população, ou seja, que o indivíduo não tenha excesso ou (alta de peso, sob a pena de ser taxado de diferente e, com isso, ser marginalizado e discriminado). Há também a grande pressão exercida pela mídia e pelos meios de comunicação que impõem, atualmente, um padrão de beleza calcado na magreza extrema. Com isso, todos perseguem aquela silhueta, que se convencionou ser a ideal. A moda, os cosméticos, os alimentos e muitos outros bens de consumo são comercializados para que a pessoa atinja aquele ideal de beleza. Muitos resultados desastrosos advêm desta corrida louca pela magreza. Bulimia, anorexia e distúrbios psicológicos são exemplos hoje muito comuns. E, por vezes, esta triste história termina até com a morte. Frente a todos estes problemas, o obeso faz algo para se aliviar e sua válvula de escape é comer ainda mais. E isto só aumenta seu problema. Sua auto-estima, que já estava microscópica, some de vez. Sua autoconfiança diminui. E é em si mesmo e em seu próprio Deus que o obeso acaba perdendo a fé.
Esperando um milagre
Para recuperar a fé perdida, só mesmo um milagre. E é mesmo um milagre que o gordo gostaria que acontecesse. Poderia aparecer alguém que o tocasse para que ele emagrecesse. Ou então, deveria surgir um remédio mágico que ele pudesse engolir e em pouco tempo se ver contente com a sua silhueta. Mas milagres não acontecem assim. Mas, afinal, onde está a solução?
Eu digo que a solução está DENTRO de cada um. Enquanto você considerar a obesidade como problema hereditário, como um distúrbio emocional, ou de glândulas, descontrole alimentar, etc, ou seja, procurar a solução do lado de fora, não vai conseguir mudanças físicas significantes e duradouras. Assim, anos se passam e mais obesos aparecem, buscando soluções para este problema, que desencadeia tantas outras situações complicadas e constrangedoras em suas vidas. Alguns até já se conformaram e metade de seus pensamentos durante o dia é voltado para o controle de seus hábitos alimentares. Para que você, querido leitor, possa se beneficiar com o que está escrito neste livro e gravado neste CD de relaxamento, será preciso que abra o seu coração e entenda que não nascemos fixos e sim, podemos mudar nossa vida e nosso corpo, descobrindo através da imaginação o que seríamos e como reagiríamos se nosso corpo fosse diferente do que é hoje. Por exemplo: se você fosse bem mais magro ou magra, que tipo de emprego ou ofício você teria? Que tipo de lazer lhe traria prazer?
Apenas pense, não há necessidade de revelar isso a ninguém, pois quem está gordinho dificilmente acredita que pode emagrecer e ser outra pessoa, não é mesmo?
Você sabe o que é ser mágico?
Eu lhe pergunto, querido leitor, você já foi magro? Sabe o que é ser magro? Sempre foi gordinho? Nunca teve a sensação do que é ser magro e para que ser magro?

Ser magro não é privilégio de alguns, ser magro é ter pensamentos de magro. Vou explicar melhor. Se você pensa que não nasceu para ser magro e acredita que cada um é o que é, e que isso não pode ser mudado, então você tem pensamentos de gordo. Agora, se você acredita que tudo pode ser mudado e que um dia vai encontrar a porta certa para emagrecer, então você tem pensamentos de magro. Sentiu a diferença de conduta entre um gordo e um magro? Não? Calma, vou dar mais exemplos. Se alguém da família vem até você, traz um problema e joga-o em suas costas, o que é que você faz?
Alternativa A: Pega o problema e tenta resolver, chorando ou não? Ou
Alternativa B: Chama todos da família, na hora, delega responsabilidades, e não quer mais saber do assunto?

Bem, se você respondeu a alternativa A, é um grande candidato à obesidade, mas se você respondeu a alternativa B, tem grandes chances de emagrecer, pois o magro não engole "sapos" e, como eu sempre digo em palestras: "Engolir sapo engorda", entendeu? Não?!
Não se preocupe, darei mais exemplos de comportamentos e você compreenderá o que significa causa e efeito.
Responda sem pestanejar:
Se os amigos e a família esquecessem do seu aniversário ou convidassem todos para passear mas esquecessem de você, o que é que você faria?
Alternativa A: Ficaria magoado e não falaria mais com eles, ou ligaria para eles brigando e se fazendo de criança rejeitada? Ou até os criticaria secretamente?
Alternativa B: Ligaria para eles, dando a data do seu aniversário e até os avisaria, simpaticamente, que você ficaria feliz se fosse convidado para aquele passeio?
Pois bem, você já está percebendo as posturas, não é mesmo? Se você escolheu a alternativa A, pensa como gordo, e se você escolheu a alternativa B, pensa como magro. Mas lembre-se de que as palavras e os comportamentos devem vir do coração, com sinceridade e não fazendo tipo. Já percebeu que a maioria dos gordos diz que todo magro é magro de ruindade? Brincadeira ou não, é a imagem que os gordos têm deles, pois enquanto o obeso não sabe dizer não, o magro diz vários nãos, sem cerimônia, não é? E enquanto o obeso abraça os problemas de todos e muitas vezes se anula em prol da família, ou do trabalho, o magro ajuda as pessoas, sem abraçar os problemas, delega poderes e responsabilidades, trata com "frieza" quem se faz de vítima e arranca "os vampiros" rapidinho de cima de seus ombros, sem sentir culpa. Quando digo frieza, quero dizer fibra e coragem. O gordo, ou quem acha que tem tendência a engordar, está, na maioria das vezes, jogando culpa para todos os lados. Sua carência afetiva não lhe permite ser livre. Tem medo de perder, de magoar, de ser magoado, da solidão e sente-se rejeitado, caso queira negar algo a alguém. Por que o obeso ou o gordinho não cresceu em sua criança interior? Por que é tão dramático em suas emoções, paixões ou discussões? E por que age de maneira infantil, quando se depara com perdas, traições, tragédias e até grandes alegrias?
Muitos obesos têm medos que não combinam com a vida adulta e, com certeza, são mais emotivos do que os magros. Será que você gostaria de ser magro e ter que andar com as próprias pernas, sem depender emocionalmente de ninguém, não esperar nada de ninguém, não desabafar ou ouvir desabafos com tanta freqüência? E ainda, ignorar completamente chantagens emocionais dos outros sobre você, tocar sua vida sozinho, alegre, dinâmico, não se ver mais como vítima de situações e de pessoas. Tomar decisões rápidas, quando se trata de uma separação, mudança de residência, de trabalho ou quando se trata de se desapegar de certas pessoas que, só de pensar em sua partida, já lhe causa sofrimento?
Você percebeu onde eu quero chegar, fazendo comparações de comportamentos? Exatamente! Quero fazer você pensar como magro, que é livre internamente a ponto de não sentir culpa ou arrependimento quando diz não a alguém. E mais, quero fazer você sentir o prazer de se desprender de certas emoções, que só combinam com a lixeira de sua casa, como por exemplo:
"Olhe o que ele me fez!"
"Não me deixam ser feliz."
"Ela é feliz porque é magra."
"Estou com preguiça de ir até lá."
"Depois eu faço."
"Alguém tenha dó de mim..."
E vários outros pensamentos de preguiça, acomodação, auto-piedade, vítima, dependência, inveja, insegurança, raiva, etc.
Se você acha que todas as pessoas são assim, então leia esses pensamentos de magro:
"Você não quer ir comigo? Então eu vou sozinho."
"Alô, mãe, esqueci de avisar, mas estou viajando há quatro dias, eu e minha mochila."
"Ela é feliz porque batalhou por isso."
"Vou fazer agora e não depois."
"Não caio em chantagem emocional, pois faço o que quero c ameaças não me metem medo."
O que quero dizer é que, enquanto você olhar para a vida e a família com os medos e inseguranças de sua criança interior, estará sempre vulnerável a pessoas, paixões, perdas, dependências e obviamente magoado consigo mesmo, por negar freqüentemente , a si mesmo em prol de alguém. Ajudar as pessoas também significa soltá-las para deixá-las viver suas próprias lições. Portanto, se você arruma todo tipo de desculpas para não soltar aquela pessoa, lembre-se que é você o carente da história e seus medos o fazem segurar problemas que poderiam estar sendo resolvidos, se você se sentisse mais protegido e seguro, dentro de seu próprio coração. Se você fosse magro, entenderia, com alegria, que se desapegar e bom e que estar só não significa solidão. Todos os medos de perda e de abandono estão diretamente relacionados com perdas e abandonos ocorridos em sua primeira infância, ou seja, da época de sua mamada até os seus três anos de idade. Toda mãe ausente em seu olhar, durante essa fase, causa filhos obesos, tanto na infância, quanto na vida adulta. Isso porque o olhar da mãe nos olhos de seu filho, durante o desenvolvimento psíquico da criança, faz desenvolver em sua personalidade sensações de segurança e proteção, que o acompanharão para o resto de sua vida, dando-lhe estabilidade emocional e maturidade. Do contrário, o jovem ou o adulto que teve mãe ausente de alguma forma será inseguro, infantil, medroso e tremendamente carente no aspecto afetivo. (No capítulo 2 explico mais sobre esse assunto.)
Por mais inteligente, culto ou rico que você seja, analise sua forma melindrosa de pensar em certas situações, tente ser mais objetivo, frio e rápido nas decisões, e veja como você se sentirá. Use sua inteligência para explorar sua criança íntima ferida e diga a ela que sua mãe tentou tudo que sabia e o que podia para fazê-lo feliz, portanto, ela merece ser libertada tanto de suas mágoas, quanto de seu apego exagerado por ela.
O estilo de vida dos obesos e dos magros
Repare o quanto o obeso é cinestésico, ou seja, necessita de muito conforto, boas comidas, abraços apertados, e tudo que lembre um bebê recebendo uma intensa maternagem. Isso tudo é muito gostoso, não é mesmo? Mas, quando se espera que outras pessoas lhe dêem essa maternagem, a ponto de você sentir-se como uma criança dependente, está demonstrando que não há dinâmica pessoal, pois na maioria das vezes tem medo de perder essa proteção e essa segurança. A preguiça é um grande aliado do obeso e mesmo havendo raras exceções, todo gordinho gosta muito de ser servido e acalentado, exatamente como um bebê. Um magro, por sua vez, também gosta de ser bem servido, mas se percebe que estão demorando, ele se adianta e toma a iniciativa de servir-se, sem nenhuma cerimônia. Ou seja, se um magro percebe que não terá o abraço, o conforto, a comida e os servos, ele rapidamente dá as costas para o passado e avança para conquistar seus objetivos sem esperar nada de ninguém. Na verdade, ele não espera porque sabe que cada pessoa tem seu tempo.
Existem magros que muitas vezes se frustram e se anulam em prol de outras pessoas, mas isso só acontece quando eles possuem "bumbum achatado". Não ria, é sério. Magros que têm profundas inseguranças e dependências emocionais, apesar de lerem tido mães presentes, desenvolvem glúteos caídos ou achatados, mostrando que se defendem como cachorrinho ameaçado: ou agridem ou se anulam. Existem obesos que possuem glúteos achatados também e isso mostra o quanto são medrosos para viver sua própria vida sem depender emocionalmente dos outros. Em compensação, se encontrarmos um obeso com glúteos avantajados, esse será autoritário, dono do próprio nariz, mas a criança interna imatura o fará dramatizar os acontecimentos. Quanto maiores os glúteos, menos consegue lidar com contrariedades e frustrações, tornando-se nervoso ou muito acomodado, já que os outros não fazem o que ele quer. Agora, querido leitor, se você encontrar um magro com glúteos avantajados, além de ele ser independente, é também autoritário e jamais aceitará qualquer autoridade sobre si. Veja que as partes do corpo mostram conflitos dentro de um todo, como por exemplo: obesas com seios pequenos não querem ser dependentes e brigam consigo mesmas para serem mais livres, em contrapartida, obesas de seios grandes são maternais com todos e muitas vezes se anulam para cuidar dos problemas da família ou de amigos.
Quanto ao lazer, por exemplo:
- Quantos obesos você encontra num camping? E quantos magros você vê acampando?
- Quantos obesos você vê jogando bola? E quantos magros?
- Quantos obesos levantam rápido da mesa durante as refeições e quantos magros você vê impacientes para saírem da mesa após as refeições?
Você pode encontrar poucas exceções, mas com certeza o obeso não quer abrir mão do conforto ou da preguiça, enquanto o magro não quer perder tempo, mesmo que tenha que desistir de seus prazeres pessoais.
Não sinta mágoa ou raiva do magro
Se você está acima de seu peso ideal, ou seja, o peso correto que corresponde à sua altura, perceba que todo prazer que sente quando come algo gostoso, ou quando descansa, ao invés de praticar uma atividade, é totalmente esquecido e transforma-se em tristeza, desânimo, mágoa e raiva, quando seu corpo não acompanha certos amigos mais ligeiros, ou nenhuma roupa lhe cai bem. É mesmo desagradável ter que se conformar em vestir roupas de gordo ou ficar olhando as pessoas mais magras se divertirem. Muitos obesos garantem que são felizes e que não há desvantagem alguma em ser gordo. Com certeza, quando você se condiciona a viver em certos padrões sociais e se adapta a eles, sem almejar maior liberdade, tudo pode ficar bem, mas até que ponto o ser humano nasceu para se limitar?
A tendência do universo e de todos os seres existentes é de se expandir.
O próprio inconsciente não suporta limitações e repressões, por isso nos gera doenças, acidentes e problemas estéticos como forma de protesto. Ser magro ou obeso apenas difere da crença advinda da família e não da pura hereditariedade. Os estudos genéticos e a psicologia garantem que bebês de famílias obesas, que foram adotados por famílias de magros, não desencadearam a obesidade e sim os problemas físicos e psicológicos da família adotiva. O doutor Douglas Baker, em seu livro Anatomia Esotérica, nos mostra que o corpo humano se transforma, conforme os estímulos energéticos dos chakras sobre as glândulas endócrinas. A ação da hipófise no cérebro e certas glândulas tornam mais grosseiros os traços faciais e corporais. E diz, na página 114:
"... Afirma-se também que os chakras desempenham um importante papel na estimulação e inibição das glândulas endócrinas a elas relacionadas. A Sabedoria Antiga ensina que, principalmente nos indivíduos espirituais, o ambiente interno desempenha um papel predominante na regulação das glândulas endócrinas por causa dos chakras etéricos correspondentes, que são, por sua vez, suscetíveis às experiências interiores, especialmente aquelas induzidas por atos da vontade (o Chakra Frontal) e através de práticas como a meditação (os centros da Cabeça), e o centro do coração e servir para o bem da humanidade (centros da garganta)..." Todo esse exercício aumenta a consciência, pois a energia cósmica é ampliada por todo o organismo
Usando velhas armas
Para compreender melhor o comportamento humano, que gera doenças, problemas estéticos e até acidentes, é preciso esclarecer pontos científicos importantes, como a capacidade sugestiva do subconsciente que, através das informações que recebe desde a fecundação, convence o cérebro a aceitar como verdade única determinadas crenças errôneas. A partir daí, o cérebro reage obedientemente, mandando impulsos nervosos a órgãos internos, glândulas, músculos, ossos, etc, transformando a pessoa naquilo que ela acredita ou teme. É provado pela psicanálise, pela PNL (programação neurolingüística), e mesmo pela medicina quântica, que as energias do cérebro e também as do coração (como diz o doutor Paul Pearsall, em seu Memória das Células, já citado), transformam não só o corpo físico, como também o ambiente. Esta é uma sabedoria milenar, conhecida dos poucos iluminados que tinham a capacidade de entendê-la pela ampliação da consciência, mas ignorada pelas pessoas comuns que, por isso, acreditavam que o ser humano era vítima de bruxarias, destino, carma, etc. Hoje, muita coisa foi desmistificada pela ciência moderna, permitindo a todas as pessoas o acesso a essa informação, através de livros, cursos e terapias alternativas. Na minha opinião, da mesma forma que existem as escolas católicas, judaicas, evangélicas, também deveriam existir escolas que tivessem em seus currículos toda a história mística do mundo. Resgataríamos assim conhecimentos dos sábios de todas as regiões do planeta, mostrando que podemos unificar conhecimentos que trariam de volta e com mais rapidez o autoconhecimento, tão escasso hoje em dia. A física quântica, a medicina psicossomática, a neurolingüística, a psicologia, a psicanálise e a medicina chinesa comprovam que o ser humano reflete em seu corpo aquilo que ele é. Sua personalidade, aquilo que você pensa mais constantemente, aquelas emoções que carrega no cotidiano, aquelas opiniões das quais não abre mão, tudo está projetado no seu corpo físico, seja em suas características físicas, seja nas doenças que o organismo somatiza. Como as características do corpo são apenas resultado e reflexo de uma determinada personalidade, buscar a mudança pelo lado externo seria, no mínimo, ineficaz. Mudar a forma física seria mexer no efeito. Não na causa. Por este caminho, as pessoas não vão conseguir fazer grandes mudanças. Elas até podem, por determinado período de tempo, sustentar um certo peso. Mas - e isto é sabido por todos - ao primeiro descuido, o peso antigo volta. E o chamado efeito-sanfona. Engorda, emagrece. Engorda, emagrece. Qual o gordo que não passou por isso?
O que ocorre é semelhante àquela brincadeira de cabo-de-guerra. Um time puxa uma corda para um lado, fazendo força. O outro time segura a corda pela outra extremidade e puxa para o lado oposto. São duas forças fazendo pressões opostas sobre a corda. Por vezes, ela vai para um lado. Por vezes, ela vai para o outro. E não é o gordo o centro desta pressão? E o que fazer quando a corda arrebenta?
Portanto, é preciso mexer na causa. Aqueles padrões comportamentais velhos, ultrapassados, que o obeso insiste em prosseguir utilizando, tentando com eles consertar seus erros do dia-a-dia, são armas antigas e ineficazes. As mesmas práticas levarão aos mesmos resultados, aos mesmos efeitos. Para se conseguir resultados diferentes, é preciso mudar de tática e de armas. E preciso mudar o comportamento. As pessoas que engordam com facilidade ou as que são originárias de famílias de obesos devem procurar mais o próprio interior e descobrir nele a raiz de seu problema. Pois mesmo a hereditariedade pode ser mudada, já que herdamos os comportamentos familiares. E uma vez mudando a forma de pensar e assim de agir, mudamos até os genes!
Descobrindo a raiz dos problemas e utilizando as armas corretas, com certeza se chegará ao sucesso nesta guerra contra a obesidade.
A raiz dos problemas
O estudo da psicologia, da medicina chinesa, da psicanálise e de outras ciências afins leva ao conhecimento de que os distúrbios da obesidade estão diretamente relacionados com a MÃE.
Mãe? Por que a mãe? Porque a ligação entre mãe e filho é um dos vínculos mais fortes, senão o MAIS forte, que existe nas relações humanas. Desde a concepção e até os sete anos de idade, a criança está totalmente ligada à mãe. No âmbito físico, a vida de uma pessoa começa DENTRO do organismo materno. Recebe alimento, calor, oxigênio, e tudo o mais que necessita, sem que precise trabalhar ou lutar por isso. A criança está completamente suprida em suas necessidades fisiológicas pelo corpo da mãe, que se modifica e se adapta para colocar como prioritárias a geração e gestação da criança. Depois do nascimento, a mãe nutre o pequeno bebê ainda com o seu corpo, através do leite que jorra de seus seios. No ato de amamentar, comida, calor, proteção, carinho e aconchego remetem o bebê ao paraíso que era o útero materno. Depois da fase de amamentação, mesmo sem o enorme contato físico, a mãe ainda é a referência de alimentação, carinho, proteção, aconchego e paraíso para a criança. E é através dela, direta ou indiretamente, que o bem estar físico é oferecido à criança. No âmbito psicológico e emocional, é enorme o correlacionamento da criança com a mãe. Desde o útero, a mãe transmite seus sentimentos e sensações para a criança. Depois que nasce, a mãe é a referência para o seu filho do que é bom e do que é mau, do que é certo e do que é errado, do que é agradável e do que é desagradável. Se a mãe está no mesmo ambiente da criança, mesmo que não esteja diretamente se relacionando com ela, ela estará tranqüila e segura. Se a mãe some do campo visual do pequeno, imediatamente ele pára o que está fazendo e a busca. Se a enxerga, tudo está bem novamente. Se não a vê, está perdido e começa o desespero. Se o filho está com a mãe, mesmo que no meio do deserto do Saara, ele estará seguro e com referência. Até os três anos de idade, segundo a psicologia, toda a personalidade de uma criança estará formada. A partir dos sete anos de idade, inicia-se a fase verdadeiramente social de uma pessoa. É uma fase em que a criança já desenvolveu a auto-suficiência e a independência física. É um período em que ela consegue "se virar sozinha", no que diz respeito às suas necessidades principais (comer, vestir-se, tomar banho, ir ao banheiro, etc). Com isso, ela já estará pronta para começar a enfrentar o mundo, que é repleto de pessoas diferentes, com diferentes necessidades. É o início da fase social. Coincide com o período em que irá para a escola primária (ensino fundamental), depois de completa ou parcialmente alfabetizada. Curiosamente, é neste período que seu corpo físico completou o desenvolvimento total de seus órgãos e sistemas, principalmente endócrino e de defesa. A próxima grande mudança física se dará com a puberdade. Até lá, a criança passará uma fase relativamente "estável", crescendo e se desenvolvendo linearmente, pois os hormônios responsáveis pelo crescimento ainda estão em desenvolvimento nessa fase, até os 21 anos.
No âmbito psicológico e emocional, aos sete anos ela já terá passado pelas fases oral, anal e genital, e já deverá ter superado seus complexos de Édipo ou Electra (fixação afetiva com a mãe ou com o pai). No subconsciente da criança já estará gravada toda a carga emocional da mãe - e também da avó, já que é uma seqüência, uma corrente contínua. Nesta fase, a criança passa a compreender melhor a sua autoliderança. Na escola, aos sete anos, ela começa a dar ordens e estipular regras para o seu grupinho de colegas. E é neste grupo que as personalidades irão interagir, com conflitos e resultados. A base disto tudo, entretanto, veio do vínculo entre filho-mãe, criado e solidificado até então. Toda vez que a criança precisar de referência, segurança, atenção, afeto ou confirmação para suas atitudes, buscará em sua mãe.
Esse primeiro vínculo acontece porque é nessa fase que se dá o desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, relacionado com os aspectos femininos (yin). Após os sete até os catorze anos de idade, seus sentimentos estarão reproduzindo o sistema emocional do pai, devido ao desenvolvimento do hemisfério cerebral esquerdo (yang), relacionado à razão e à lógica.
Onde está a minha mãe?
Muitas vezes, por diversas razões, a mãe de uma criança pequena não está por perto. Muitas mães voltam a trabalhar depois do período de licença-maternidade, quando o bebê tem apenas 4 meses de vida ou até menos. Outras vão para o mercado de trabalho um pouco depois disto. Trabalham por necessidade econômica, por realização pessoal ou ainda por outros motivos. Muitas mães, entretanto, ainda que raro nos dias de hoje, optam por não trabalhar e ficam com seus filhos em casa. Estando longe ou perto, a mãe dá a sua cota de atenção e cuidados para o filho. A medida, ou seja, a dose desta atenção e cuidado tem grande importância. Muitas mães oferecem aos filhos muita atenção, mimos e zelo. Outras oferecem pouco. Entretanto, o mais importante é o que oferecem de amor e comunicação verdadeiros. E eu estou me referindo à quantidade. Uma criança pode ter recebido muitos mimos e presentes de uma mãe que trabalha fora. Talvez isto tenha ocorrido para que a mãe compense o tempo em que esteve distante do filho. Mas o que a criança realmente necessitava, amor e ligação reais, não recebeu. Não estou aqui condenando as mães que trabalham fora! O mesmo pode ocorrer com uma mãe que fica as 24 horas do lia com seu filho. Uma mãe pode estar fisicamente com sua criança e mesmo assim estar AUSENTE. Talvez motivos de doença, como por exemplo uma surdez na mãe, façam com que ela esteja distante de seu filho, independentemente da distância física que se encontre dele. Muitos conflitos, problemas pessoais ou excesso de trabalho da mãe podem fazer com que ela tente passar, em suas horas vagas, um exagero de cuidados e superproteção, talvez por carregar em seu coração o sentimento de culpa ou de falta de experiência, sempre acreditando que não está dando o suficiente e que não está sendo uma mãe perfeita. Com o excesso de cuidados e proteção, a mãe, sem perceber, vai desenvolvendo em seu filho uma lentidão nos atos que requerem iniciativa, pois ela faz tudo por ele. Ao mínimo gesto ou balbucio de sua criança, a mãe corre para suprir suas necessidades. Com isto, seu filho quase não precisa se movimentar, nem em pensamentos e nem em iniciativas, para conseguir as coisas que deseja. Tendo uma mãe distante, seja por problemas de doença, por intrigas, por solidão ou por outros motivos, a criança cresce sem se lembrar conscientemente de todas as raivas e mágoas que teve até os 3 anos de vida. Nos momentos em que a criança mais precisou da mãe, para desabafar, para tentar tirar alguma dúvida crucial daquele momento da sua infância, que para um adulto pode não ter importância, mas que para uma criança é muito valoroso, ela estava ausente, mesmo que próxima fisicamente. Aqueles anseios mais profundos de seu filho, a mãe não correspondeu. Mesmo antes desta fase, quando o filho ainda é bebê, isto pode ser vivenciado no ato da amamentação. Durante a mamada, via de regra, a mãe e a criança olham-se fixamente, olhos nos olhos, com sentimento profundo em uma troca de extremo prazer e sensibilidade. Esta atitude é muito importante para a criança, pois no olhar da mãe ela busca segurança e proteção, e isto se repete, como marcante referência, até os 3 anos de idade. Algumas mães, entretanto, não conseguem olhar nos olhos de seus filhos. E o filho, que não encontra o olhar acolhedor e protetor de sua mãe, não a sente por perto. E, de fato, mães que não encaram seus filhos nos olhos por um longo tempo permitindo à criança satisfazer uma comunicação de sua alma com a da mãe, mostram-se mães ausentes. Com tudo isso, aos poucos, a criança vai juntando mágoas, raivas e descontentamentos por seus anseios não correspondidos, mesmo os mínimos. A criança fica com um sentimento ambíguo em relação à mãe, pois nos momentos em que menos precisa, a mãe está lá, com ela no colo, dando amor, comida, numa tentativa se suprir o estômago e também o seu vazio interno. Muitas vezes o ato de alimentar, o ato de dar presentes e mimos, é usado como substituto da atenção, da presença ou do afeto. E nos momentos em que precisa de atenção, de apoio para sua insegurança, de referência de conforto e proteção, a mãe está ausente. E isso gera um sentimento de raiva. Para uma criança, aceitar este sentimento duplo por sua mãe é muito difícil. Seu pequeno cérebro não consegue elaborar pensamentos que façam isto parecer razoável. E sua personalidade não tem estrutura ainda para lidar com o fato. Cria-se um conflito grande dentro do pequeno ser e o melhor local para armazenar este conflito e estes sentimentos contraditórios é o seu inconsciente. E isto é como um mecanismo de proteção, para que ela consiga prosseguir em sua vida sem arrastar, conscientemente, uma carga destas, pesada demais para uma criança de menos de sete anos.
Se uma pessoa, em algum instante, resolver fazer uma terapia de regressão, com certeza ela relembrará dos momentos marcantes deste seu desenvolvimento, daqueles momentos nos quais quando mais precisou de sua mãe, ela estava ausente. Portanto, a mãe simboliza o aconchego, a segurança, a base para desenvolver a autoconfiança. E a falta disso, em qualquer fase da vida, leva aos mecanismos de compensação. Podemos compensar de várias maneiras, não só nos envolvendo em camadas protetoras de gordura.
Por que a mãe e não o pai?
Quando um grande problema vier e lhe trouxer angústias, medos, incertezas, depressões e ansiedade, e você não souber sua causa, lembre-se de que estes sentimentos são sintomas de algo que faz parte de seu passado, de sua infância. Sempre que você relacionar um acontecimento de sua vida atual com desamparo, falta de amor, falta de reconhecimento, não-aceitação, rejeição profissional, rejeição amorosa, você estará, inconscientemente, associando estas sensações com aquelas sensações da sua primeira infância, relacionada à sua mãe.
E por que com a mãe e não com o pai?
Vários são os aspectos relacionados com esta questão. A obesidade, ou seja, os tecidos adiposos, as gorduras, são referentes ao fator yin, descrito pela cultura chinesa. Segundo os chineses, o Universo é uma unidade de fluxo de energia, à qual chamam ki. Para que o mundo fosse criado, o Universo manifestou dois aspectos opostos e complementares, negativo e positivo. Os chineses chamam estes dois processos de yin e yang. O fator yin, que descreve a dualidade com o fator yang, refere-se à mulher. A gordura e a mulher estão relacionadas à maternidade. O homem possui mais músculos. A mulher possui mais gordura. E isto faz parte de uma sabedoria milenar e refere-se à estrutura física do ser humano. A razão disto é muito interessante. As mulheres geram filhos. Para gerar os filhos, elas precisam de mais energia e a reserva energética de seus corpos é sua reserva de gordura. No metabolismo do corpo humano, duas são as fontes de energia: açúcares e gordura. Primeiramente, o corpo, para obter energia para desempenhar suas funções e atividades, queima (e literalmente é uma queima química) o açúcar, que está disponível na corrente sangüínea e nos músculos. Quando este açúcar não é suficiente, o corpo lança mão de suas reservas de gordura e as utiliza para transformá-las em energia. Quando uma mulher está grávida ou amamentando, ela precisa de mais energia, para manter-se e manter seu filho. Além do mais, a gordura aquece e é uma barreira natural de proteção dos órgãos e do corpo. Cada vez que um ser humano engorda, significa que ele está armazenando mais gordura e aumentando a quantidade de seu tecido adiposo.
Aspecto Yin Aspecto Yang
Feminino Masculino
Contração Expansão
Noite Dia
Mental Físico
Depressão Ansiedade
Passivo Ativo
Onda Curta Onda Longa
Interior Periferia
Escuro Claro
Frio Calor
Espaço Tempo
Leve Pesado
Descendente Ascendente
Dentro Fora
Suavidade Agressividade
Doce, Picante, Azedo Salgado, Amargo
Ortossimpático Parassimpático
Próton Elétron
Gordura Músculo

Existe sempre uma correlação entre o físico e o psicológico, que é feita pela mente humana. Perceba como as coisas ocorrem. Se uma pessoa está adquirindo maior quantidade de adiposidade, ela está, internamente, aproximando-se da maternidade, seja ela homem, seja mulher. Ao se aproximar da maternidade, ela se aproxima de sua mãe. E é aí que ocorre uma ambivalência de sentimentos. Nesta dualidade de sentimentos, de amor e de ódio, a pessoa engorda. As incertezas e as culpas, que foram totalmente mal resolvidas em sua infância, vêm à tona. Seus sentimentos da infância retornam. Uma infância em que a pessoa não pôde conversar satisfatoriamente com sua mãe e que não pôde ouvir sua voz esclarecendo as coisas da vida para a mente em desenvolvimento daquele ser em amadurecimento; uma época em que era importante ouvir da boca de sua mãe palavras de esclarecimento quanto ao seu próprio eu, pequenininho, da infância. Por esta razão é que obesidade está relacionada com a mãe. A figura do pai, como referência de formação, só vai surgir após os 7 anos, mais precisamente durante o período que vai dos 7 aos 14 anos, época em que o pai terá maior influência sobre a criança. No âmbito físico, exatamente pelo desenvolvimento de testosterona, e também nos aspectos psicológicos, a idade entre os 7 e 14 anos é o momento em que a criança adquire independência, iniciando seu auto-reconhecimento. E independência lembra homem, aspecto masculino. Remete ao yang. Refere-se ao fato de andar com as próprias pernas, em um momento em que a criança vai começar a identificar-se com o pai. Nesta nova etapa de desenvolvimento do ser humano, outros problemas surgirão, desta vez relacionados com o pai. Todos os aspectos emocionais que o pai tiver, secretamente ou não, estarão em contato direto com a criança, que tem uma capacidade incrível de captar o não-verbal. A criança passará a ter uma atenção inconsciente voltada para a figura paterna e captará tudo o que se passa com ela. Desta maneira, com a antena voltada para o pai, ou mesmo através do inconsciente coletivo, a criança estará, nesta etapa dos 7 aos 14 anos, somatizando ou vivenciando em sua personalidade, em seu caráter, em seus pensamentos e em sua conduta, os aspectos relacionados aos conflitos internos do pai. Lembre-se de que, pela sabedoria oriental milenar, pais adotivos são pais legítimos energeticamente e, portanto, os filhos adotivos estão sujeitos às mesmas conseqüências psicossomáticas daqueles que os criam.
É possível mudar o passado
Se concluímos que a raiz dos problemas relacionados à obesidade estão na infância, ela se localiza em um passado, em uma história já escrita. Como fazer, então, para resolvê-los? É possível mudar o passado?
Sim. Eu digo que é possível mudar o passado e resolver a obesidade. E o primeiro passo é o obeso perceber que a terapia para isto é o reconhecimento, o autoconhecimento. E possível reconstruir uma nova mãe em seu passado, ter uma nova história. Você pode se libertar de carências que aprendeu a ter na infância. Descobrir que, hoje, não depende mais de ninguém e que você é dono(a) da sua própria vida, que pode escrever o seu próprio destino. Há muitos recursos para isso. A programação neurolingüística trabalha neste sentido, fazendo reprogramações, criando novas histórias de vida para que a pessoa viva em função deste passado melhor. A crença comum é que o passado não pode ser modificado. Mas a todo o momento se descobre uma nova e fantástica função relacionada ao funcionamento da mente. O conceito de presente, passado e futuro são parâmetros relativos do tempo, como o próprio Einstein enunciou. A moderna física quântica nos mostra que o pensamento funciona por ondas quânticas de vibração, que viajam à velocidade da luz. Ora, tudo o que viaja nesta velocidade limite ou acima dela é livre para ir e vir no tempo, tanto do futuro para o passado quanto do passado para o futuro. E possível, sim, recriar um passado com uma nova história no subconsciente do ser humano, onde reside a mente, que funciona por ondas que viajam através do tempo. Entrando em contato com o que aconteceu no passado e que deixou marcas, você fará uma retrospectiva do que ocorreu. Sua estrutura psicológica atual é bem diferente daquela que tinha quando vivenciou os fatos e por esta razão terá respaldo para resolver o que não ficou resolvido. Assim, passará a projetar, no seu dia-a-dia, um novo futuro, um novo destino, já que é o nosso passado que nos faz criar o que vivemos hoje. Entretanto, ao fazer este retrocesso através de terapia, você irá esbarrar, constantemente, em pedras no seu caminho, representadas por transferências e resistências, numa tentativa, por parte de seu inconsciente, de autoproteção. Você resiste, inconscientemente, de rever aquilo que causa dor

Pedras no meio do caminho
Quando se mexe no inconsciente do ser humano, muitos mecanismos inerentes a este próprio inconsciente são disparados. A transferência e a resistência são alguns deles. Eles acontecem no ser humano exatamente quando se tenta remontar o passado de uma pessoa para que ela possa elaborar um futuro melhor. E isto pode ser feito direta ou indiretamente, através de ajuda de profissionais como psicólogos, psicanalistas ou psiquiatras. No caso do obeso, a reconstrução deste passado é necessária para que ele possa se encontrar com aquela criança mal-resolvida que ficou dentro dele e finalmente resolver a questão. O que significa perdoar, compreender, elaborar ou entender esta história do passado.
Você já pensou no que significa a palavra perdão? A grande perda, o soltar de mágoas, ressentimentos, o que deixa você livre para começar de novo, que torna o seu presente uma página em branco na qual você escreve um novo destino. Para você conseguir isso, precisa entender que o inconsciente sempre trabalha a favor do ser humano, em uma tentativa constante de trazer bem-estar. Por isso, ele possui mecanismos de defesa contra agressões que podem vir de fora ou mesmo de dentro da pessoa. Ao tentar reviver o passado e lembrar-se de coisas aparentemente impossíveis de serem lembradas, a pessoa irá se aproximar dos sentimentos e das emoções vividas em um passado longínquo e que provocaram sofrimento, ou seja, mal-estar. Desta forma, seu inconsciente entrará em ação, no sentido de protegê-la. No entanto, o que está realmente acontecendo é uma auto-sabotagem. Com o intuito de evitar que a pessoa se machuque mais, o inconsciente a deixa cada vez mais distante da resolução dos problemas. E isto é uma reação natural no ser humano, similar ao que ocorre quando seu sistema imunológico é acionado no caso de uma doença ou quando uma casca de ferida se forma para cicatrizar um machucado. A auto-sabotagem vem camuflada de várias formas. Cada vez que o inconsciente percebe que a pessoa, por ela mesma ou através de ajuda terapêutica, está conseguindo trazer para a consciência aquilo que estava reprimido, ele irá fazer de tudo para que a pessoa não se lembre dos fatos. Inúmeras coisas podem acontecer: o cérebro fará a pessoa ter sensações e experiências sensoriais para que ela desista desta prática de relembrar os acontecimentos. Podem ocorrer impulsos comportamentais, através de palavras e de pensamentos, que a pessoa julga serem reais. Entretanto, eles são apenas impressões subjetivas, criadas pelo inconsciente como uma proteção. Só que falsa. E mesmo incrível tudo o que pode acontecer em nome deste mecanismo de defesa que utiliza como recursos resistências e transferências. A pessoa, por exemplo, pode começar a sentir enjôos. E estes enjôos podem apenas simbolizar repulsa, repúdio, por um tratamento. O paciente pode também, por exemplo, passar a ter raiva do terapeuta, associando-o a um tipo de pessoa que ele não gosta. Ou então passar a pensar e a acreditar que está gastando dinheiro à toa com uma terapia que não está surtindo bons efeitos. E que tal uma amnésia temporária? Misteriosamente, a pessoa esquece ou perde a chave do carro em algum lugar para não conseguir sair de casa para ir até a sessão. Existem inúmeras artimanhas do inconsciente para sabotar a ajuda que alguém está lhe fornecendo, quando você se propõe a descobrir a verdade. Mas os psicólogos não poderiam simplesmente contar a verdade aos seus clientes e "antecipar" a consciência das pessoas? Digo que pouco isto adiantaria. Não é uma simples questão de saber a verdade e sim de aceitar a verdade. Contar para uma pessoa não surte efeito porque ela não iria acreditar. Iria criar, sim, mais resistências inconscientes, tornando-se uma pessoa teimosa ou puramente racional ou intelectual, sem interiorizar aquilo que o psicólogo tenta passar para ela. Ela mesma precisa ver para aceitar a verdade. Veja como não é fácil mergulhar na mente humana!
E por que o inconsciente age desta maneira? Porque ele acredita que, se você se lembrar da primeira dor da sua infância, que é onde tudo começou, vai entrar em transtornos irreversíveis, porque não possui preparo psicológico suficiente para lidar com estas sensações originadas na infância. Não foram desenvolvidos mecanismos conscientes de conhecimento de si mesmo. Por isso, o ato de se lembrar, de evidenciar a marca deste psiquismo triste de sua infância, vai fazer com que você piore de seus problemas, já que não tem estrutura para lidar com eles e reconstruir uma nova história. Na verdade, o que ocorre é uma reação paradoxal quando se quer sanar problemas relativos ao inconsciente. Você precisa trazer à tona estes aspectos, para que eles sejam resolvidos. Entretanto, o inconsciente resiste, para protegê-lo de mais sofrimento. Então, os psicólogos e terapeutas, reconhecendo este mecanismo do inconsciente (aliás, os bons psicólogos e terapeutas), avisam seus clientes que isto vai acontecer para que eles não desistam no meio do caminho. Incentivam seus pacientes para que lutem contra todas aquelas sensações que serão provocadas no seu interior, que são fomentadas pelo inconsciente justamente para que eles desistam.
Todo pensamento gera situações semelhantes
Se você não consegue ir a um cinema sozinho, não consegue viajar ou almoçar sem companhia, não consegue ficar quieto, em silêncio, sem televisão, rádio ou telefone, então você não se conhece o suficiente para sentir-se bem em sua própria companhia. Ou seja, é uma pessoa que mantém pensamentos ligados nos acontecimentos do mundo externo e acredita em fatalidades e coincidências. Quero dizer com isso que os fatores externos têm grande influência e poder sobre suas decisões e seus sentimentos. Se você é uma pessoa que gosta de estar consigo mesma e não tem medo da solidão e ainda passeia ou descansa sem a necessária companhia, então você se conhece melhor e com certeza seus pensamentos são gerados pelo que seu coração diz e não pelas supostas fatalidades do mundo. Quanto mais você tiver pensamentos alegres, esperançosos, de compaixão, de desapego, de elogio, de agradecimento, tanto mais você criará situações positivas em seu ambiente e em seu corpo. E é lógico que alguém que está de bem com a vida, em paz, sereno e seguro, sente menos fome e menos carência afetiva. Toda pessoa que não trabalha a força de vontade para ser mais dinâmica no comportamento, nas decisões, na eliminação dos ressentimentos, está fadada a engordar. O cérebro necessita de açúcar no sangue, como combustível para fazer funcionar a máquina da inteligência, do raciocínio, da dedução rápida, dos pensamentos lógicos. Esse açúcar está depositado nos reservatórios do corpo em forma de gordura. São os famosos carboidratos. Quando uma pessoa está apenas pensando, o cérebro solicita uma certa quantidade desses açúcares para se alimentar, portanto, quanto mais dinâmicos seus pensamentos se tornarem, mais combustível seu cérebro necessitará, retirando das gorduras de seu corpo. Uma pessoa magra possui pensamentos muito rápidos e normalmente não tem paciência para esperar pessoas e coisas. Ela parte logo para a decisão e resolve seus problemas o mais rápido que pode. Isso faz com que seu cérebro utilize muito açúcar de seu corpo, ocorrendo uma queima natural de gordura generalizada. Uma pessoa obesa alega que é lenta devido a seu peso, mas eu não estou me referindo à agilidade do corpo e sim à rapidez dos pensamentos para elaborar emoções e transformá-las em alegria e desapego. O corpo torna-se ágil conforme o ritmo dos pensamentos.
Um magro que se alimenta muito e não consegue engordar, precisa apenas desacelerar os pensamentos e tentar deixar para depois coisas que quer fazer hoje e agora. Para uma pessoa ansiosa e dinâmica, esse conselho não é fácil, não é mesmo? Mas a saída que tanto um obeso, que muitas vezes se desacelera por medo ou por carência, quanto um magro, que vive com o pé no acelerador dos pensamentos, precisa encontrar é um ponto de equilíbrio, pois os dois tipos vivem nos extremos devido à insegurança.
Emagrecer é esvaziar-se dos ressentimentos
Como abordei em meus livros anteriores, nossa mente é dividida, para objetivos de estudo e compreensão, em compartimentos que a psicologia denomina de consciente, pré-consciente e inconsciente, ou id, superego e ego, ou mente subconsciente, segundo a ciência da parapsicologia. Essa divisão mostra o mecanismo psíquico pelo qual o ser humano lida com a sua realidade, que informações ele guarda em que compartimento para poder sobreviver, ou seja, um mecanismo fabuloso da mente humana para se adaptar à sociedade ou à cultura onde vive. Ressentir-se ou magoar-se significa dar valor e atenção demais a fatores que julgamos importantes. Mas será que o que julgamos importante para nós, outros não achariam insignificante? Cada cultura traz consigo histórias de seus antepassados, ou seja, conceitos do que é certo e o que é errado, que muitas vezes se tornam leis morais, e até mesmo leis que hoje fazem parte dos códigos penais. O que quero dizer é que nossa mente nos faz reagir com sentimentos como raiva, culpa, ansiedade, angústia e medo, com relação aos acontecimentos da nossa vida, tais como perdas, traições, abandonos e intrigas, e às pessoas pelas quais temos apego e afeição, conforme o nosso conjunto de valores. Cada pessoa sente um mesmo problema de maneira ou intensidade diferente e o que vai gerar essa diferença é exatamente o tipo de educação que ela teve na infância. A infância marca nossa vida adulta, com o eco desse passado, sem que tomemos consciência de que estamos revivendo sensações dessa infância, na fase adulta. A mente guarda no inconsciente os fatos que provocaram dores na primeira infância para proteger nosso consciente dessas dores. Mas o registro, embora completamente esquecido, dos grandes traumas dita a nossa conduta de adulto evocando em nós sensações fortes e estranhas a nossa lógica consciente. Como eu disse anteriormente, cada pessoa sente de maneira diferente um mesmo problema. Uns dramatizam, outros ignoram e outros ainda encaram com naturalidade. E é exatamente da forma como sentimos e vemos um problema que será impressa em nosso corpo a marca da coragem ou do medo, através da saúde e beleza ou da doença e obesidade. Sei que não é fácil esvaziar o coração, mas também sei que jamais você se verá livre das dependências emocionais enquanto não buscar o autoconhecimento e aplicar em seu cotidiano pensamentos, palavras e atitudes diferentes das que você vivenciou até hoje. Uma criança, por mais rebelde ou inteligente que seja, ainda assim, é dependente emocional e financeiramente de quem a cria, não é mesmo?
Então, perceba que toda pessoa acima do seu peso normal tem cara de criança, chora como criança, brinca e briga como criança. É só observar a si mesmo ou os seus parentes e amigos obesos.
Ser criança alegre é positivo para a felicidade do ser humano. Mas ser criança frente aos problemas da vida, magoando-se, tendo autopiedade, culpando pessoas, guardando raiva, sentindo-se vítima e esperando que as pessoas o elogiem ou o amem, é desejar, inconscientemente, ser notado e ser pego no colo. Não se zangue comigo, ou pior, não veja esse comentário como coisa bonita em você, pois as conseqüências desses comportamentos acima citados são sempre desastrosas para qualquer pessoa. Agir assim lhe causa problemas de relacionamento na família, no amor, no trabalho e você acaba adquirindo o hábito de comer coisinhas durante o dia, para abafar a ansiedade gerada pela sua falta de desprendimento perante um problema. E mais, todo problema que ocorre na tireóide é o seu inconsciente se manifestando para lhe dizer o quanto você não fala por você mesmo e não se sente no direito de ser feliz. É uma espécie de complexo de inferioridade que diz: "Todos podem ser felizes, menos eu". Você pode ter todo o motivo do mundo para dizer que são os outros que o magoam, ou o perseguem com intrigas, mas será que você ainda não notou que tipo de pensamentos você carrega durante sua vida para atrair esses acontecimentos?
Há algo que eu não quero soltar
Toda vez que uma pessoa estiver engordando ela deve parar e se perguntar: o que é que eu não quero soltar? A resposta pode ser: um objeto, uma pessoa, uma situação, um costume, um hábito, um trabalho, um vício...
Em se tratando de pessoas, uma pergunta é pertinente: por que eu dependo emocionalmente desta pessoa? Ou desta família?
Em se tratando de "algo", cabe a mesma pergunta: por que eu dependo deste trabalho? Desta situação? Deste contexto em minha vida?
Quando uma pessoa vive acima de seu peso já há muitos anos, ela também, provavelmente, vivência um comportamento de resistências há muito tempo. Esta pessoa passa a criar, ao seu redor, - com seus familiares, com seus amigos e com seus colegas de profissão - um sistema de comunicação totalmente baseado e formulado em resistências emocionais. Logicamente, não é fácil para ela se desvincular deste comportamento. Durante muito tempo, foram criados fatores externos, sobre os quais a pessoa se estabelece, se apoia e se baseia, a fim de se estabilizar psicologicamente. É como uma plataforma, sobre a qual ela coloca todas as suas relações afetivas e psicológicas, representadas pelos seus relacionamentos amorosos, familiares, financeiros, profissionais, de amizade, etc. É uma vida baseada em resistências e dependências. É necessário que isto seja mudado. Algo precisa ser solto. As dependências precisam ser cortadas. E é lógico que nada disto é fácil. Não se muda da noite para o dia. Tudo o que pode ser mudado da noite para o dia, certamente é algo ilusório e transitório. Ou perigoso. A pessoa pode se desestabilizar e "quebrar" a qualquer momento. Observe. O gordo "veste" as situações e "engole" os problemas, as pessoas e todas as ocorrências da sua vida e da vida dos outros. Ele não consegue separar o joio do trigo. E como se ele colocasse para dentro e "comesse" tudo o que está à sua volta, interiorizando algo que não deveria ser interiorizado, retendo algo que deveria ser depurado e depois jogado para fora. Ele se envolve na camada protetora da gordura para suprir sua carência, qualquer que ela seja no presente, para se proteger do mundo que sente ameaçador. Como já disse, uma pessoa carente não necessariamente supre suas necessidades com a comida, tornando-se gorda. Pode supri-las com outros subterfúgios, como o cigarro, por exemplo, ou o álcool. Veja se você, ao ver os problemas dos outros, não tem vontade de recolhê-los todos no seu colo, resolver todos, acalentar a pessoa atormentada, querendo poupá-la do sofrimento. Veja se lá no fundo você não quer mesmo é garantir com isso ser aceito e amado. Veja se você consegue distinguir o que lhe cabe carregar e o que cabe ao outro. Veja se você permite que cada um aprenda as próprias lições. A conduta do magro é bem diferente. Aquele magro que é moderado (e não o extremamente magro, porque os dois extremos denotam desequilíbrio neste esquema psíquico) olha para aquele problema ou a pessoa que o trouxe e diz: "Isso não é comigo!". Os magros a que me refiro são as pessoas que possuem o peso ideal.
O peso ideal
E o que significa peso ideal? Peso ideal é o peso que corresponde geneticamente a sua altura. Existem tabelas de peso x altura que são constituídas considerando-se a saúde do ser humano, o equilíbrio, a distribuição da massa muscular e da gordura pelo organismo, etc. Nestas tabelas, fazendo-se cálculos de adiposidade do corpo humano, pode-se prever margens de tolerância de pesos em relação à altura, levando-se em conta a variabilidade de constituições que o ser humano pode ter segundo sua raça, região geográfica onde vive e outros parâmetros. Para cada altura, portanto, existe um intervalo de pesos ideais. Quando a pessoa ultrapassa este intervalo, estando acima de seu peso ideal, ela estará engordando e entrando em um esquema de obesidade. O que indica, portanto, que ela possui uma resistência em soltar algo ou alguém. Há uma forma prática de se avaliar o peso ideal para uma pessoa segundo sua altura, pela fórmula do índice de Massa Corpórea (IMC). Basta dividir o seu peso pelo quadrado da altura. O índice encontrado indicará obesidade ou não:
IMC = peso (em quilogramas) altura x altura (em metros)
Se o IMC for abaixo de 20, considera-se que a pessoa está abaixo do seu peso ideal. Entre 20 e 25, a pessoa está na faixa de peso ideal. Entre 25 e 30, a pessoa está acima de seu peso adequado. Acima de 30, a pessoa estará obesa. E acima de 35, o indivíduo é considerado como portador de obesidade mórbida. Por exemplo, se uma pessoa pesa 56 kg e tem 1,64 m de altura: 56 dividido por 1,64 x 1,64 que é igual a 2,69 dá 20,81. Portanto, esta pessoa está na faixa de peso ideal.
Gordura localizada e seus significados Rosto
Rosto muito magro é indício de pessoa desconfiada e de temperamento pouco dócil. O peso ideal, portanto, é o peso proporcional à altura do indivíduo, independentemente de sua ossatura. Músculo pesa mais que gordura. Músculos tonificados e com fibras musculares desenvolvidas aumentam o peso corporal, o que obviamente não significa que você engordou. Rosto rechonchudo indica uma pessoa que se magoa com facilidade e, por ter medo de perder ou da solidão, é difícil para ela dizer não a alguém.
Papeira
O acúmulo de gordura debaixo do queixo é característico de pessoas que não aceitam ser criticadas, mas são muito críticas com relação aos outros, mesmo em pensamentos. Procuram passar uma imagem de perfeição, mas no fundo são inseguras e carentes. Defendem-se com agressividade, "guardando no papo" seus verdadeiros sentimentos.
Braços
Os braços simbolizam as conquistas, as ambições, as buscas no campo afetivo e no campo do trabalho, dentro ou fora de casa. As frustrações nesses aspectos geram raiva, e essa energia contida, não utilizada, se transforma em gordura. A pessoa não se permite soltar os acontecimentos, "segura" tudo com os braços, acreditando que assim encontrará afeto e amor.
Peito e mamas
Os músculos peitorais bem desenvolvidos, tonificados e as mamas expressam a coragem, a ousadia, a força interior que não se abala nem desaba, a mente ágil e dócil que não se confronta, mas que se contrai e se expande, moldando-se ao ambiente. A flacidez do peito e das mamas indica falta de iniciativa e força de vontade para vencer. Aparentemente trabalhadora e empenhada, a pessoa, na verdade, se arrasta com dificuldades e sem alegrias. Gordura localizada nos músculos peitorais e flacidez das mamas significa que a pessoa está guardando ressentimentos e desistiu de lutar pelos seus objetivos, por sentir-se oprimida ou por acreditar que não pode mudar o destino. "Tem de ter peito para enfrentar". Mamas pequenas denotam uma mulher yang, que não admite autoridade sobre ela e que repudia a idéia de ficar presa ou ser comandada por alguém ou alguma situação. Tem necessidade de liberdade e de poucos vínculos. Quer ser dona cio próprio nariz e, por isso, aparenta ser autoritária. Mamas grandes denotam uma mulher yin, com tendência a anular-se devido a um instinto maternal exagerado. Acolhe, protege e supre as necessidades de quem a solicita. A verdadeira "mãezona" de todos, não só dos seus filhos. Magoa-se com facilidade e muitas vezes deixa de realizar seus sonhos em prol dos de outras pessoas, principalmente de familiares. Seu comportamento é maternal e superprotetor.
Cintura
Os "pneus" nessa área denunciam pessoas de comportamento negligente, relapsas no sentido psíquico e espiritual. Têm emoções desequilibradas. O tópico "abdome" também serve para as pessoas que desenvolveram gorduras nas laterais da cintura e cios quadris. Os pneus simbolizam o excesso de contrariedacles que você acumula e de que não se desapega. Armazenando situações mal resolvidas, você precisa afrouxar o cinto da calça, como quando come demais. Você não se sente confortável com o tipo de vida que está levando. Tem pouco "jogo de cintura" para olhar os dois lados da questão.
Abdome
O centro de equilíbrio de nosso corpo está localizado na região do ventre. Os órgãos situados no abdome, estômago, intestinos, bexiga, processam o alimento e eliminam os resíduos, e útero nas mulheres e próstata (embora não se situe no abdome, falamos aqui para mostrar o paralelismo com a mulher) nos homens cuidam da reprodução da espécie. Pessoas controladoras, apegadas a pensamentos antigos, possuem intestinos presos. Segundo os orientais, a prisão de ventre é a materialização do medo de perder as coisas, como dinheiro, família, amigos, a pessoa amada.
A bexiga está associada ao controle das tristezas. O indivíduo que tem lágrimas contidas acaba tendo mais micção que o normal. O sentimento de anulação da mulher se reflete no útero. As cólicas menstruais estão relacionadas com um comportamento yang: mulher inflexível em suas opiniões e que não se permite ser amada. Abortos estão relacionados com preocupações inconscientes da mulher com desarmonias com a família, com o companheiro e com sua liberdade. Isso a faz rejeitar a maternidade e não o filho. Seu inconsciente se encarrega do aborto ou da infertilidade. Os problemas da próstata estão relacionados com a tristeza e humilhação inconscientes do homem com sua mãe e as mulheres de seu relacionamento amoroso. Homem anulado pela falta de perdão em seu coração ganha um câncer na próstata. A retenção mental resulta em retenção fisiológica, causando aumento do volume do abdome e acúmulo de gordura na região. No abdome se localiza o centro umbilical, relacionado à força de vontade. Quando a energia desse chacra está equilibrada, manifesta-se uma personalidade determinada e corajosa. O excesso causa estresse e agressividade resultante da vontade mal administrada. A falta torna a pessoa passiva, dominada por suas emoções negativas, com necessidade de manipular os outros. Todo esse fluxo irregular resulta em acúmulo de energia e, conseqüentemente, de gordura. Portanto, abdome saliente significa conflitos internos não resolvidos, forte sentimento de posse com relação a pessoas e coisas. Significa "empurrar a vida com a barriga".
Culote
Excesso de gordura no culote está relacionado ao acúmulo de mágoas e ressentimentos contra a figura paterna, que pode ser o pai ou o companheiro. A coxa simboliza o passado. Quanto mais próximo dos quadris (centro do poder e equilíbrio de nosso corpo e espírito), tanto mais nos aproximamos de nossa origem nesta vida. O pai, literalmente, é a nossa origem. O culote se desenvolve em mulheres que tiveram pai ou marido ausente ou repressor.
Quadris
Os quadris simbolizam o feminino, os ombros, o masculino. O acúmulo de gordura nos quadris significa a predominância do princípio feminino, tanto para o homem quanto para o mulher. Indica pessoa dependente, que se sente desamparada, com sensibilidade exacerbada, que se magoa com facilidade. É dedicada ao lar e aos filhos. Quando aliada com ombros estreitos, indica ausência de coragem e predominância do sentimento de vítima. A mulher com quadris largos é procurada, instintivamente, por homens que desejam família, filhos e uma segunda mãe. A de quadris estreitos é mais independente, gosta de aventuras, viagens, trabalho fora de casa, esportes, e os homens que a procuram sentem que ela será uma ótima companhia de "batalhas fora do lar".
Celulite
Celulite não é gordura e sim acúmulo de líquidos e substâncias gelatinosas no tecido conjuntivo. Implosões de raiva e nervosismo contra autoridades no lar ou no trabalho desencadeiam a celulite. Acalmar e serenar a mente, diariamente, junto com exercícios físicos, é o melhor remédio para esse problema estético.

Analise o significado de acúmulo de gordura em cada região de seu corpo, mergulhe no seu interior e se liberte dos males que poluem sua mente e seu coração. E conquiste um corpo harmonioso e esteticamente agradável. É só então que ginástica, cirurgias corretivas e dieta irão funcionar para você. Quanto mais livre de mágoas, ressentimentos e nervosismos, tanto mais seu corpo estará livre das incômodas gordurinhas.

UMA ESTRADA A PERCORRER - O gordo ainda não tentou o principal
E importante mostrar o conhecimento sobre a resistência que os obesos encontrarão na estrada que têm para percorrer até o corpo ideal. E digo isto porque as pessoas que se encontram obesas já estão cansadas das inúmeras explicações que ouvem por aí sobre a obesidade. E também estão cansadas das inúmeras tentativas que já fizeram para mudar sua situação. Entretanto, digo que elas ainda não tentaram o principal. As pessoas ainda não tentaram algo que faz com que elas escapem deste esquema de auto-proteção, destas regras do inconsciente que trabalha para que ela melhor se estabeleça na Terra, mas que, no entanto, sabota seus planos de se conhecer, realmente, tal qual é. Todos devem buscar seu verdadeiro eu. E isto é o principal. Através da espiritualidade, pode-se chegar até a verdade e várias são as estradas que se pode trilhar para alcançar este objetivo. Você pode buscar a essência de seu eu através do silêncio, da meditação ou de uma oração silenciosa. Desta maneira, você poderá suportar toda a angústia que virá - sim, porque ela virá! - representando a resistência inconsciente, a negação, para que você não veja a verdade que tanto lhe dói, mas que tanto lhe é cara. Muitas pessoas dizem: "Eu já tentei, mas não gosto de meditar, isto não faz a minha linha." Elas, na realidade, estão se justificando, quando dizem não gostar da meditação. Porém, isto é algo conhecido, e se chama resistência inconsciente. É mais uma vez o inconsciente mascarando a verdade com seus diversos disfarces.
Você deve parar de acreditar que a origem de seus problemas está em fatores externos. A raiz de tudo sempre pode ser encontrada no seu interior. É comum ouvir de pessoas gordas: "Sou assim porque é uma predisposição genética da minha família!." Mais uma vez a resistência inconsciente se manifesta. A medicina psicossomática ensina que os genes das pessoas podem sofrer alterações quando existe uma mudança comportamental e psicológica em um ser humano. Tudo se transforma. Pela Linguagem do Corpo, sabemos que o organismo é o reflexo total dos pensamentos conscientes e inconscientes de uma pessoa.
A técnica do autoconhecimento
Uma sugestão, é fazer o seguinte: sentar-se sozinho, entre quatro paredes, sem ninguém por perto, sem nenhuma dependência emocional, e ficar em silêncio. Inicie uma meditação fazendo silêncio e comece um mergulho em si mesmo, para perceber o que há dentro de você, de bom e de ruim. Quando conseguir isto, passará a compreender que existem energias que até então você desconhecia e que existem facetas suas que você não sabia. E este desconhecimento advinha do fato de estar sempre perto de alguém e nunca sozinho. Se não conseguir fazer isto sozinho, busque ajuda de profissionais que trabalhem seriamente com exercícios e técnicas de meditação. Certamente, desta maneira, conseguirá.
O magro egoísta e o gordo altruísta
Verifique se você é uma pessoa que não aprecia estar só (e quando digo só não quero dizer solitário). Há sempre alguém ao seu lado, para ampará-lo. Lute contra a dependência que você possui das pessoas. E esta dependência é uma carência, um medo de não ser aceito e amado. Por esta razão, perceba que você possa estar vivendo sua vida controlando tudo e todos, num eterno medo de não perder coisas e pessoas. Faz de tudo na busca do amor e da aceitação das pessoas. Olhe à sua volta, veja como são as pessoas gordinhas: é sempre alguém simpático, solícito, subserviente até. Muitos gordinhos metem-se com filantropia e outras formas de ajuda, não exatamente pensando no auxílio ao próximo, mas visando a aceitação e o amor que ele poderá obter. E poderá agir assim inconscientemente. Pode até sofrer por alguém, sem saber que está sofrendo por si mesmo, vendo-se na outra pessoa, como num espelho interior. E fato que a maioria não percebe que age desta maneira e isto ocorre porque é sincero o que ele sente. Realmente se sensibiliza com as pessoas que lhe pedem ajuda. Mas assim ele se transforma na muleta das pessoas que têm problemas como ele, ou seja, alimenta uma dependência emocional. É muito diferente do que acontece com o magro. O magro, normalmente, é taxado de egoísta pelo gordo. O magro não se submete a condição de ser muleta para as pessoas com problemas. Ele dificilmente cairá em um esquema de dependência emocional. Quando o magro percebe uma situação como esta, não se mostra conivente com alguém que quer uma muleta para apoiar sua dependência. E nega ajuda!
Para que o obeso não aja mais desta forma, é necessário, em primeiro lugar, que tome consciência de seus atos e das razões que o levam a agir da forma que age. E é isto o que eu me proponho a fazer através deste livro. Depois disto, deverá compreender e aceitar os fatos, com flexibilidade. Aos poucos, esta maneira de agir irá desaparecer e, gradativamente, a resistência será quebrada.
O caminho mais difícil - Já que você quer realmente se livrar do problema, por que não tentar exatamente o caminho mais difícil? Aquele caminho que o inconsciente lhe nega, e que o faz sentir raiva e repúdio. Quem sabe é aí que estará a resposta para sua recuperação interna.
Muitos dirão: "Estou contente com o meu corpo, mesmo estando gordo! A minha gordura não interfere na minha vida." Só que, dizendo isto, aceitando e conformando-se com esta situação, ele estará escondendo, das pessoas e dele mesmo, aquelas angústias secretas que ele acha serem próprias da vida. Nesta altura dos acontecimentos, o obeso tenta aceitar as angústias como algo que faz parte da vida. Ora, angústias não fazem parte da vida. A vida pede e é para ser vivida sem angústias! Angústia, para a Psicologia, significa medo do novo. O obeso tem um grande medo de soltar suas velhas coisas, de se desfazer de certos relacionamentos repentinamente. Como enfrentar o novo? Ele pode não ser aceito! Ele pode não encontrar outro amor! O gordo tem medo de viver só, de estar na solidão. Todos estes medos foram gerados lá atrás, na infância, naquele comecinho, onde ele precisou ser amparado por causa de suas dúvidas, que o deixavam tão só dentro daquele corpinho!
E como ele não conseguiu a resposta e nem a correspondência com sua mãe, cresceu dentro de um invólucro para se proteger das suas próprias angústias, depressões e ansiedades. Uma capa (de gordura) protetora contra os ataques hostis do mundo externo. A estrada que leva as pessoas ao novo é o caminho mais difícil, mas é exatamente o atalho que você deve tomar para chegar ao seu objetivo de se livrar da obesidade. O grande segredo para o coração e o cérebro comandarem o emagrecimento é encontrar no âmago o "perdão à sua mãe", mesmo que você não tenha motivos conscientes para isso. Pense em perdoar sua mãezinha, onde quer que ela esteja. Acredite, isso o tornará mais forte e muito mais feliz. Experimente!
Ajuda profissional
Eu mencionei a importância e a necessidade da meditação e da reflexão. Quando não se sabe ou não se consegue lidar com os mecanismos de defesa do inconsciente, que age dominando a consciência, é importante buscar ajuda profissional. A pessoa, por si só, pode encontrar na literatura os métodos para a própria regressão e para a sua cura. Entretanto, um profissional qualificado possui todos os recursos e conhece as técnicas adequadas para reconstruir a sua história, para neutralizar o passado e para perdoar a quem se deve. Por isto, deve-se aceitar docilmente a ajuda de um profissional que compreenda perfeitamente o funcionamento da mente e do inconsciente. O profissional não precisa ser, necessariamente, um psicanalista. Deve, porém, possuir a base da psicanálise e conhecer técnicas que ajudam a conhecer melhor o funcionamento da mente, como profissional da PNL, da psicologia comportamental, reichiniana e junguiana.
Você só irá emagrecer no momento em que romper com as crenças antigas e com o comodismo que há dentro delas, que tenta convencê-lo de que não é preciso mudar. Seu apego às antigas crenças e seu comodismo existem em função do impulso negativo que vem do seu inconsciente. Com este livro, você está recebendo um CD, que muito poderá auxiliá-lo em seus exercícios de relaxamento e meditação. Ao praticá-los, certamente você encontrará uma porta. Poderá utilizar as técnicas de relaxamento para se desfazer de suas angústias e meditar para se reencontrar consigo mesmo. O relaxamento e a meditação possuem importância comprovada pela Ciência. Ao relaxar os pensamentos e os músculos, todo o organismo é beneficiado. O sistema nervoso age de forma eficaz sobre os órgãos e funções do corpo, toda a energia que estava bloqueada passa a fluir normalmente. Com isso, as enzimas e as substâncias químicas funcionarão melhor dentro do organismo, que passa a ter um ótimo metabolismo. Caso você não obtenha bons resultados praticando esta técnica sozinho, aconselho que busque a ajuda de um profissional e leve a sério sua luta contra a obesidade. Rompendo com as pressões internas, que querem impedi-lo de encontrar o bem estar, você, com certeza, encontrará a felicidade, já que nasceu com o direito a ser feliz.

EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA - Expandir a consciência é tornar-se livre das amarras emocionais. É ver o mundo com olhos de gigante e não mais com os de um pequeno ser indefeso e carente. É ver e sentir os fenômenos que causamos com nossos pensamentos e assumir a responsabilidade por tudo que nos acontece, pois sabemos que a lei de causa e efeito existente por todo o universo é uma dádiva que podemos controlar. Quando se expande a consciência, através de atos espiritualizados e desprendidos, somos inundados de um prazer imensurável e inexplicável, muito superior a qualquer prazer dos cinco sentidos. O emagrecimento ocorre a partir da transformação do medo em segurança e desapego. Quando o obeso compreender que retém sentimentos negativos, certas pessoas e situações, desnecessariamente, percebendo assim que não vale a pena sofrer, e se abrir para novas oportunidades, então desencadeará em sua mente novas ambições, carregadas de alegria e dinamismo, fazendo com que tudo ao seu redor mude para entrar em sintonia com a nova atitude.
Lembre-se de que qualquer sentimento de medo, culpa, remorso, abandono são gerados pela sua cultura e educação e não são a verdade. Peça ajuda profissional, caso você não consiga se desfazer dessa hiper-sensibilidade. Acredite que seu coração quer que você se liberte das amarras de suas emoções e aprenda que amar e zelar não significa controlar e depender. Ame com o Deus de seu coração, que liberta e se alegra em soltar. Saiba que o Deus do seu coração sempre o protegerá e lhe trará alegrias, quanto mais você se desapegar. O processo de emagrecimento ocorre igualmente em todas as pessoas que se tornam alegres, dinâmicas e rápidas na eliminação de mágoas, raivas, ressentimentos e medos. Acredite, você não se tornará uma pessoa egoísta se começar a ser mais forte e desapegado. Ao contrário, quanto maior for o seu amor, mais livre você será. Os que choram, sofrem e adoecem alegando amar demais, estão iludidos. O amor é indecifrável, mas com certeza, desde os sábios da antigüidade, sabemos que o amor verdadeiro, seja pelo cônjuge, pelos filhos, pais ou amigos, é sempre aquele que deixa partir, com o coração repleto de alegria e esperança. Os que resistem em soltar e sofrem estão confundindo sentimentos e se permitindo ser possessivos. Na verdade, aquele que prende, controla, chantageia, sofre de cegueira espiritual e não de amor. Tudo pode ser mudado, se você refletir e buscar auxílio. Não há gen, glândula, carma ou hereditariedade que não se transforme, frente a impulsos cerebrais e energéticos, corretamente dirigidos. No final deste livro, você encontrará algumas indicações de profissionais, cursos e livros, para ajudá-lo nessa busca. Abrace confiante uma terapia convencional ou alternativa, mas lute internamente para compreender que aquele milagre que você tanto procura está na palma de suas mãos e não nas dos outros. Querido leitor, exercite-se todos os dias e todos os momentos de sua vida, no trabalho psicológico. Mude seu comportamento, seu medo e com certeza você terá surpresas maravilhosas em seu corpo e em seu ambiente.
Observe: somos aquilo que acreditamos ser. Na Bíblia está escrito: o que você vê em sua alma, assim você será. Cristo disse: seja-te feito conforme creste. E há muitos outros exemplos... Muitas religiões, filosofias e seitas explicam a mesma verdade de formas diferentes ou fragmentadas. Entretanto, sabemos que a verdade é única.

Estudando a Física, pode-se constatar que todos somos partículas, átomos, ondas de energia em última análise. Estas ondas de energia são como ondas de rádio e de televisão, que estão aqui concretamente, mas são invisíveis aos olhos. Da mesma maneira são os pensamentos e a realização daquilo que pensamos. Tudo o que pensamos, mais cedo ou mais tarde, irá acontecer. Infelizmente, negamos isto porque, simplesmente, não lembramos de tudo o que pensamos. Apenas 5% dos impulsos comportamentais das pessoas são guiados pelo consciente; os outros 95% são comandados pelo inconsciente. E verdade que possuímos pensamentos constantes, dos quais temos plena consciência, mas há uma grande parcela de nosso ser ainda inconsciente, ao qual não temos acesso. É necessário, portanto, expandir a consciência. Muitas escolas holísticas usam o termo expansão da consciência. Este termo significa aumentar a consciência para todos os lados, para dentro, para fora, para cima e para baixo, fazendo com que o inconsciente se revele à luz da consciência. É preciso aumentar a parcela de consciência e diminuir a inconsciência. Enquanto o ser humano não tiver pleno acesso a este amigo ou inimigo chamado inconsciente, ele não será totalmente capaz de dizer aquilo que é certo ou errado e julgar que algo faz ou não parte de seus pensamentos e de sua vontade. E não acreditará no invisível, que é algo que existe, e que vai além do que se pode enxergar e tocar. O invisível passa a ser real no momento em que se expande a consciência e se conhece um mundo novo, que antes era invisível, mas depois da consciência expandida, passa a ser tangível.
A peça que falta no quebra-cabeça
Todas as pessoas têm problemas e infelicidades. No entanto, nada neste mundo, nem ninguém, possui o poder de lhe trazer problemas ou infelicidades, se você assim não o permitir. Quem permite ser atingido por mágoas, ressentimentos, raiva ou sentimentos de vingança é você mesmo. As pessoas, em geral, possuem medos internos, auto-estima baixa, inseguranças, depressão, ansiedade e desequilíbrios internos quando se permitem ser atingidas por problemas e infelicidades externas. E a causa disto é não saberem lidar satisfatoriamente com o mundo externo. Isto ocorre porque elas não puderam crescer e se desenvolver naqueles momentos críticos, quando precisaram mas não obtiveram o material para completar aquele quebra-cabeça da sua mente em desenvolvimento, na fase da primeira infância. E isto não é culpa da mãe, do pai, da avó ou da bisavó. Este é um sistema que vem se repetindo há milênios. Desde o primeiro homem na face da Terra, na época do surgimento do primeiro ser vivo no Universo, existem mecanismos de transtorno para que se busque a fixação nesta dimensão Esta fixação, muitas vezes, acontece de forma fragmentada, dispersa e separada dos dados espirituais que deveriam estar trabalhando junto com os dados materiais. Quando se perde de vista o eu-essência, quando se perdem de vista as leis universais, você se torna cada vez mais distante de uocê-uerdadeiro, total, pleno de consciência. Desta forma, você estará cada vez mais distante da verdade e acabará se tornando um sonho, uma fantasia, perto daquilo que é o real. E como não ver, por algum tempo, uma pessoa que se conhece. Você poderá se lembrar dela. Porém, quanto mais tempo se passar, menos você se recordará de suas feições, porque a sua imagem estará muito distante e cada vez mais apagada em sua memória. Foi exatamente isto o que aconteceu com o conhecimento daquilo que é invisível, porém real. Durante milênios, as pessoas passaram a dar valor apenas para o que viam com os olhos, o mundo material. E o mundo espiritual, invisível, verdadeiro e real ficou relegado a um plano secundário, do qual, até hoje, muitos duvidam da existência. Isto resultou em um conhecimento incompleto dos seres. A parte material é conhecida. Muito pouco se sabe, porém, daquilo que não é visível. E o conhecimento do eu-real é como um quebra-cabeça em que faltam algumas peças. E estas peças só serão encontradas quando se conhecer o mundo invisível, mundo este ao qual se chega com a expansão da consciência.
Qual a causa das doenças?
As doenças, as transformações estéticas, a velhice e a morte são derivações do conhecimento incompleto que se tem dos seres. Elas surgem com a ilusão da idade cronológica e são influenciadas pelas crenças das sociedades, que variam de país para país, e até de região para região deste planeta. As doenças estão intimamente relacionadas com as crenças sociais. É até comum dizer que existe a "doença da moda". Em determinada época de determinado local, surge uma doença específica, sempre fruto da crença social em voga. A doença inicia-se com a crença e é somatizada com o auxílio da natureza. Por exemplo: determinada bactéria estava cristalizada em algum local do planeta, em estado latente. Ou então vivia no ecossistema, em perfeita harmonia e em equilíbrio ecológico. Porém, um outro componente do ecossistema pode entrar em desarmonia: o ser humano. As ondas de sua mente, desarmônicas, entram em contato com todas as outras energias do sistema, que se desestabilizam, e aquela inofensiva bactéria passa a ser patogênica, por exemplo, ao ser humano. Tudo está ligado com tudo. Fisicamente, todos os átomos estão interligados, todas as partículas e ondas, dos minerais, dos vegetais, dos animais e do meio estão em contato. Todas as energias estão interligadas, bem como as coisas, através do inconsciente coletivo. Portanto, as vibrações emitidas pela mente do ser humano podem influenciar o exterior. A parapsicologia explica isto, mostrando como ocorrem os fenômenos de movimentação de materiais e objetos com a mente. E isto tudo já está comprovado pela ciência. A mente é capaz de tudo. Porém, enquanto negarmos o conhecimento do invisível, das leis invisíveis, nunca saberemos porque as coisas acontecem. E elas acontecem diante de nossos olhos, na nossa frente, tão concretas, tão materializadas e tão reais que parece que foram feitas diretamente para nós, contra ou a favor. Por isto, é necessária a meditação, o relaxamento e um estudo constante sobre o ser humano.
Rompendo vínculos
Se você quiser emagrecer deverá romper seus vínculos familiares. Não os vínculos afetivos com as pessoas que vivem sob o mesmo teto, mas os vínculos internos que geram dependências. Deverá compreender que quanto mais você se soltar e se desapegar, mais estará trabalhando para a energização dos seus chakras, o que faz com que seu corpo receba, harmonicamente, todo o tipo de energia positiva que irá equilibrar sua estrutura psíquica, da qual a glândula pineal faz parte.
A glândula pineal é conhecida dos médicos neurologistas. Quando esta glândula vibra, ela influencia e transforma o corpo etéreo, alterando o estado de consciência da pessoa. A glândula pineal pode vibrar por meio de sons, de entoações vocálicas, de cores e de luzes, e é capaz de transformar a aura e também o corpo físico. Hoje em dia, os médicos, os estudiosos e os cientistas cada vez mais consideram os fenômenos parapsicológicos e a influência das propriedades da mente nos fatos do cotidiano. Nos congressos e nas sociedades científicas, a cada dia surgem novas informações sobre o que se convencionou chamar de mundo holístico. O termo holístico refere-se ao ser humano visto ;omo um todo, corpo e mente. Não é algo místico. E a visão tocai do ser humano, considerando-se seus aspectos físicos e não-físicos, visíveis e invisíveis. A cada dia, o mundo holístico está se aproximando de nossas vidas, de nosso dia-a-dia. E os médicos que ainda não o consideram, em seus trabalhos e diagnósticos, não vão poder ficar muito tempo longe destas informações. Quanto mais um médico conhecer seu paciente no âmbito psicológico, energético e fisiológico, melhor ele poderá elaborar um diagnóstico. Com isso, poderá ensinar novos recursos de autocura para seu paciente, que poderá colaborar com o tratamento médico.
Pense. Reflita. Você já ouviu de tudo e já tentou quase tudo. E fato conhecido que muitas vezes as pessoas sentem preguiça, depressão, falta de vontade ou até acreditam convictamente que a culpa da situação é dos outros, e que são eles que precisam modificar-se para que você seja feliz. Ou que a pessoas diferentes de você e nem se compare a pessoas que fazem o que você faz. Se você continuar achando que o que você faz é o normal e o correto, pense que o correto é o desapego e não a manutenção de um modo de viver que o leva apenas ao ponto infeliz onde você se encontra. No desapego verdadeiro existe o amor profundo e incondicional, que acredita em Deus com todas as forças do coração. O verdadeiro amor não prende, mas liberta. Quanto mais você acreditar que as energias do Universo fazem parte do seu ser, como um todo, e quanto mais pensar positivamente, mais atrairá vibrações positivas para o espaço ao seu redor, para o seu mundo e para o seu corpo. Quanto mais isto acontecer, menos medo você terá em soltar pessoas ou acontecimentos, porque saberá e terá convicção de que tudo sempre dará certo e correrá da melhor maneira para todas as pessoas, em todos os sentidos.
Seja otimista
Alimente o otimismo. Experimente ser otimista e não se deixe influenciar por pessoas que estão doentes do espírito. Distancie-se, nem que seja por um instante, de pessoas que só reclamam, que se lamuriam e que criticam. Os pessimistas sempre julgam os acontecimentos da pior maneira. Geralmente, são pessoas que se dizem intelectuais e sabedoras das coisas, entretanto, suas vidas estão sempre iguais Afaste-se disto. Deixe um universo de otimismo penetrar em seu coração. Talvez isto seja uma utopia para você. Mas garanto que é realidade para quem vive desta maneira. Convido você a entrar para um grupo, para uma "panelinha", que acredita em Deus. Você pode dar ao seu Deus o nome que quiser e geralmente cada pessoa entende e reconhece Deus de uma forma diferente. Os cientistas reconhecem Deus como uma energia do Universo, que faz mover as estrelas, os astros e os planetas. Os físicos sabem que Deus existe, apesar de chamá-lo por outro nome, e até explicar tecnicamente sua existência. Na realidade, Ele existe como força universal independentemente se você pensa nEle ou não, mas, com certeza, quando se conecta em pensamento a essa energia, as transformações são mais rápidas. Já expliquei anteriormente que o mundo é o que você pensa. Portanto, pense mais na luz e imagine-a dentro e fora de você, limpando suas mágoas, dores, tristezas e amarguras e permita que esta luz entre em você. Dê a ela o nome que desejar. É preciso que você rompa com aquele velho hábito de sempre perguntar para alguém o certo e o errado, ou o que você deve fazer. Se até o dia de hoje este comportamento foi uma regra em sua vida, esqueça o passado. Tudo o que pensamos um dia irá acontecer. Ao relembrar o passado, você estará pensando novamente sobre ele, e estará recriando os mesmos problemas para o seu futuro. Esquecendo o passado, você irá, conscientemente, conseguir preencher a sua mente com outros afazeres e outras atividades. Se você romper com o passado e viver o presente e o futuro, e ainda assim seu corpo estiver obeso, compreenda que o seu inconsciente está resistindo e que ainda há algo retido dentro de você. Portanto, procure todas as formas de interiorização e aprenda a mergulhar em você com a ajuda de um profissional e da força de vontade para silenciar e meditar. Tente todos os dias, um pouco que seja, até perceber que sintomas como cansaço, sono, enjôo, coceira, e etc. são maneiras de seu inconsciente negar a verdade para você. Conte isto a um profissional, que poderá esclarecer e lhe fornecer armas para enfrentar seu adversário com novo exército invisível, adversário este que, aparentemente, quer lhe ajudar, mas que não entende que está lhe prejudicando. Aceite a ajuda especializada, mas acredite que, antes de mais nada, você precisa conhecer seu espírito, que sabe o que você deve ou não comer e beber. Por mais que se diga e se prove que existem substâncias essenciais em determinados alimentos, nem sempre aquele alimento é o mais adequado para você. Cada alimento corresponde a uma determinada personalidade. Portanto, tire férias de tantas informações e regras alimentares que você obteve até os dias de hoje. Descanse, medite e tome novas atitudes em sua vida, lutando contra os mecanismos de defesa, representados pela depressão, medo da solidão, cansaços, sonos e preguiças, que impedem que você vá avante em seu propósito de autoconhecimento para curar-se, definitivamente, da obesidade

PALAVRA FINAL A obesidade é apenas um sinal, um telegrama enviado pelo seu inconsciente. Não acredite que o fato de ser gordo é algo apenas hereditário ou uma conseqüência de comer demais, ou ainda distúrbio das glândulas. Acredite, sim, que todos os atos que o levam à obesidade têm sua raiz nos problemas da primeira infância. Ou até de vidas passadas, caso você acredite. Acredite, também, acima de todas as coisas, que o Deus do seu coração está sempre lhe mostrando novas alternativas, incansavelmente, para que você entenda que tudo pode ser mudado.
O fato de você não querer mudar, por achar que está bem desta maneira, não deixa de ser uma resistência. Se você julga estar bem, então observe o seu comportamento: se você não estiver reclamando de nada, se nunca está triste, se sempre faz tudo sem ter dor no corpo, ou dor moral, se não guarda mágoas ou ressentimentos e se nunca está nervoso, então eu acreditarei mesmo que você está bem e satisfeito consigo mesmo. Caso contrário, eu chamarei a tudo isso de resistência a uma mudança que urge se fazer em seu ser. Acredite sempre em seu Deus, aquele que seu coração sabe que existe e que possui o nome que você queira dar. Reflita com a ajuda do CD que está anexo a este livro. Você compreenderá, cada vez mais, que mesmo que você leia e ouça de tudo, toda a ajuda que encontrar ainda será pequena perto do que você mesmo pode se dar. Você, como ser humano, tem todo o conhecimento em seu interior. Basta, apenas, mergulhar em si mesmo, não tendo medo de enfrentar e ultrapassar os obstáculos que virão, representados pelas resistências e pelos mecanismos de defesa do inconsciente. Depois de enfrentadas as dificuldades, você irá se deparar com um mar de liberdade, imenso e maravilhoso, uma vida nova em um corpo equilibrado e proporcional, compatível com o novo ser que, graças a você mesmo, veio à tona, e que será, com certeza, muito feliz. Você merece! Que o Deus do seu coração lhe dê força e amor para suas conquistas.

Nenhum comentário:

Menina linda, tô aqui...

Menina linda, tô aqui...
respira fundo!

AMOR NÃO É SENTIMENTO

Data estelar: Sol e Vênus em trígono com Netuno; Lua que cresce em Libra será Vazia, das 6h16 às 17h54, horário de Brasília.

Enquanto isso, aqui na Terra, se cada ser humano dedicasse alguns minutos todo dia para tirar o amor da prateleira teórica, aplicando-o de forma prática nos relacionamentos, trabalhos e tarefas cotidianas, a evolução se processaria com velocidade vertiginosa, e o tamanho das desgraças e convulsões diminuiria drasticamente.

O que é praticar amor?

Distribuir energia, que é o contrário de tudo que nossa civilização predatória ensina.

Distribuir energia significa você irradiar influência em vez de recebê-la, prestar serviço ao invés de exigir ajuda, oferecer boas vibrações no lugar de se afetar com as péssimas que circulam por aí, acolher as diferenças em substituição a destacá-las.

Amar não é sentimento, amar é pura ação efetiva que tende à integração.

Quiroga
www.astrologiareal.com.br

No you, it´s 4shared

Mestres da Natureza Humana...

Geo mapa do seio de Gaia

Geo mapa do seio de Gaia
peitos - tetas